FUTEBOL FEMININO

Brasil encara anfitriã Costa Rica por vaga às quartas do Mundial Sub-20

Vice-líder do Grupo A, Seleção chega ao duelo com as donas da casa embalada pelo triunfo por 2 x 0 sobre a Austrália e depende de um empate para ir ao mata-mata. Técnico Jonas Urias cobra vitória para avançar em primeiro lugar

Monique Del Rosso*
postado em 16/08/2022 17:52 / atualizado em 16/08/2022 17:56
Embalada pela vitória contra a Austrália, a Seleção está fechada com a possibilidade de avançar em primeiro às quartas de final do Mundial Sub-20 -  (crédito: Thais Magalhães/CBF)
Embalada pela vitória contra a Austrália, a Seleção está fechada com a possibilidade de avançar em primeiro às quartas de final do Mundial Sub-20 - (crédito: Thais Magalhães/CBF)

A Seleção disputa nesta terça-feira (16) a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina Sub-20. O jogo será contra a Costa Rica, às 23h (de Brasília), no Estádio Nacional de San José, capital da Costa Rica. Depois de empatar com a Espanha na estreia e de vencer a Austrália por 2 x 0 na segunda exibição, o Brasil precisa do empate contra as anfitriãs para avançar às quartas de final. O duelo terá transmissão ao vivo do SporTV e da plataforma FIFA+.

O time canarinho apresenta progresso. A estreia foi sofrível, mas o Brasil saiu de campo sem sofrer gol contra a Espanha. Na segunda partida, contra a Austrália, a vitória chegou por 2 x 0.

O técnico Jonas Urias pretende conciliar criatividade e liberdade na terceira exibição do Brasil, mas admite que a partida não será fácil contra as donas da casa. "Vai ser uma pressão gigante no Estádio Nacional, então temos que manter a nossa defesa sólida e não sofrer gols para chegar aos cinco pontos. É o primeiro objetivo para conseguir concretizar a nossa classificação", adverte o treinador. "Mas, claro, buscar a vitória. A vitória pode nos dar o primeiro lugar do grupo. E isso, em um chaveamento futuro, pode fazer a diferença", comentou em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Desapegado de time titular, o treinador deixa toda tropa em alerta para o combate. "Eu destaco o elenco. O time titular pode mudar a qualquer momento, e o que a gente espera: todas as meninas preparadas", avisa. Na partida passada, as suplentes Ravena, Aline, Kaylane e Analuyza brilharam quando saíram do banco de reservas.

"Essa vitória não seria sustentada sem o nível que as jogadoras entraram, as suplentes. São jogadoras jovens, que mesmo diante de um estresse tão grande que é jogar uma Copa do Mundo, fizeram um grande trabalho", avaliou o técnico Jonas Urias.

O Brasil soma três pontos e ocupa a segunda posição do Grupo A da Copa do Mundo. Anfitriã, a Costa Rica é lanterna da competição e ainda não venceu. As donas da casa perderam para a Austrália por 5 x 1 no primeiro jogo e foram goleadas por 5 x 0 pela Espanha na segunda rodada.

"A Costa Rica com certeza virá motivada a se despedir da sua torcida da melhor forma possível, então a gente sabe que além do talento individual, elas virão com uma motivação extra para fazer um grande jogo contra o Brasil. Respeito máximo, humildade sempre, se a gente fizer um bom jogo, tenho certeza que a vitória virá. Mas se a gente deixar de fazer o nosso melhor, o jogo pode ficar muito complicado, e não é isso que a gente quer", espera o técnico Jonas Urias.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação