Futebol brasileiro

Vencedores da Série D começam a ser definidos neste sábado (20/8)

A fase de quartas de final definirá os quatro times que sobem para a Série C do Campeonato Brasileiro, mesclando chances para times novatos e tradicionais

Paulo Martins*
postado em 19/08/2022 12:31

O mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro chega à etapa mais cruel: de 64 equipes na fase de grupos, apenas oito lutarão nas quartas-de-final pelos quatro acessos para a Série C de 2023. Dos times de todos os estados do país, restaram apenas agremiações do Norte, do Nordeste, do Sudeste e do Sul. Aliás, cada estado representado neste certame tem representante solitário na luta para subir.

O Distrito Federal fracassou na missão de ascender à terceira categoria nacional nesta temporada: apesar de boas campanhas na Copa do Brasil, o Ceilândia se despediu de forma precoce na fase de grupos (incluindo uma sequência de sete jogos sem vencer) e o Brasiliense fez a melhor campanha de início até ser eliminado de forma precoce frente ao Nova Venécia-ES, com direito a violência por parte de organizados da equipe amarela. Assim, em 2023 a capital do Brasil completará 10 anos sem um time pelo menos na Série C.

Confira os próximos confrontos da série D


Portuguesa-RJ x Amazonas-AM

Ambos chegaram até aqui após serem terceiros colocados dos respectivos estaduais em 2021. A Lusa classificou-se de forma sofrida na segunda fase frente ao Aimoré-RS, nos pênaltis, e tirou o carrasco do Brasiliense (Nova Venécia) para pisar nas quartas: já vive a melhor campanha de sua história e deseja voltar à Série C depois de 18 anos.

Já o Amazonas é estreante na competição e já faz muito bonito: teve a terceira melhor campanha na fase de grupos e eliminou o Juventude Samas-MA e o Lagarto-SE. A boa temporada dá o direito a que a equipe do Norte decida o jogo de volta na semana que vem em casa: o Estádio Carlos Zamith, em Manaus, com capacidade para apenas cinco mil pessoas.


ASA de Arapiraca-AL x Pouso Alegre-MG

São duas campanhas gratas na Série D até então: ambos lideraram os grupos e foram decisivos quando precisavam ser, sobretudo nas oitavas de final. O ASA, que nunca tinha superado a segunda fase, vive a melhor campanha da história e deseja voltar à Série C depois de cinco anos. Para isto, apostará em pulso firme, principalmente depois de ter eliminado o Rio Branco-AC, nos pênaltis, na etapa anterior.

O time mineiro é outro estreante que faz bonito neste campeonato: classificou-se para a competição pelo 5º lugar em sua estreia no Campeonato Mineiro e ainda conquistou o Troféu Inconfidência em 2021. Para chegar a esta fase, precisou barrar uma equipe tradicional e assim o fez: eliminou o Paraná Clube e segue vivo, querendo subir para a terceira divisão. A excelente campanha permite ao Dragão fechar a série em Minas Gerais, no Estádio Manduzão.


Tocantinópolis-TO x São Bernardo-SP

Este talvez seja o confronto mais desequilibrado na teoria, antes de a bola rolar. Entrando em campo como azarão e chegando de forma silenciosa às quartas-de-final (impondo, inclusive, uma dura derrota ao Santa Cruz, nos minutos finais do jogo de volta), o Tocantinópolis vive sua melhor campanha na Série D e está a somente dois jogos de voltar para a Série C depois de 17 anos.

O adversário, por outro lado, é um dos times mais duros da competição: também na melhor campanha histórica, o São Bernardo busca um acesso inédito em sua história no Brasileirão. Derrotar a equipe paulista não deverá ser tarefa fácil, pois assim como o Amazonas, o Bernô perdeu apenas uma vez em todo o campeonato. Além disso, outra vantagem será jogar a partida de volta no ABC Paulista, no Estádio Primeiro de Maio.

Caxias-RS x América de Natal-RN

Provavelmente a chave com camisas mais pesadas nesta etapa, Caxias e América tentam encontrar o rumo para voltar ao caminho respeitável outrora construído no futebol brasileiro. O Grená, que já foi campeão gaúcho (2000) e frequentou a Série A nos anos 1970, tenta ascender desde 2016, quando chegou à última divisão nacional. A equipe da Serra Gaúcha passou sufoco nas classificações das fases anteriores, precisando superar o Oeste de Barueri e o Real Noroeste-ES nos pênaltis.

Um dos maiores campeões estaduais do Brasil (36 Potiguares), campeão da Copa do Nordeste (1998) e frequentador esporádico da Série A entre os anos 1960 e os anos 2000, o Mecão tem praticamente o mesmo tempo de passagem na Série D que o rival das quartas: tenta o acesso desde 2017. A tranquilidade alvirrubra se fez mostrar no mata-mata, ao tirar de forma consistente o Jacuipense-BA e o Moto Club-MA, além de decidir a partida de volta num estádio de Copa do Mundo: a Arena das Dunas.


Confira a tabela dos jogos de ida das quartas de final da Série D 2022:


Sábado (20/8) — 15h: Portuguesa x Amazonas — Estádio Luso Brasileiro, Rio de Janeiro

Domingo (21/8) — 16h: ASA x Pouso Alegre — Estádio Municipal de Arapiraca

Domingo (21/8) — 15h30: Tocantinópolis x São Bernardo — Estádio Ribeirão, Tocantinópolis

Sábado (20/8) — 15h: Caxias x América de Natal — Estádio Centenário, Caxias do Sul

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação