FUTEBOL BRASILEIRO

Oficializada pela CBF, Copa Verde será disputada em tempo recorde: 22 dias

O torneio regional, que já teve Brasília e Brasiliense como campeões, começará em 25 de outubro e tem final prevista para 15 de novembro. Reviravolta sobre a realização deixa dúvida em relação ao número de participantes. Manaus é o primeiro desistente

Paulo Martins*
postado em 24/08/2022 18:56 / atualizado em 24/08/2022 19:20
A Copa Verde ficou duas vezes com times do Distrito Federal: Brasília (2014) e Brasiliense (2020) levaram a taça -  (crédito: Rafael Ribeiro/CBF)
A Copa Verde ficou duas vezes com times do Distrito Federal: Brasília (2014) e Brasiliense (2020) levaram a taça - (crédito: Rafael Ribeiro/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta quarta-feira a realização da Copa Verde e marcou data para o início da competição: 25 de outubro a 15 de novembro. No total, 22 dias de competição. Menos do que os 35 dias da edição de 2020, disputada de 20 de janeiro de 2021 a 24 de fevereiro no auge da pandemia do novo coronavírus. A entidade confirmou 24 clubes no torneio, mas há desistência. O Manaus, por exemplo, abriu mão oficialmente da competição.  

Em meio ao achatamento do calendário, o fim do vínculo com jogadores e comissões técnicas e a disputa de competições paralelas, outros times cogitam a retirada da Copa Verde. A CBF deixou claro que não haverá a reposição de times excluídos no campeonato. Motivo: a vagas foram pré-definidas via ranking nacional e campeonatos estaduais.

Entre os representantes do Distrito Federal o atual bicampeão candango Brasiliense está confirmadíssimo na briga pelo bicampeonato. A presença do Ceilândia será debatida pela diretoria. "Vamos nos reunir amanhã (quinta) para decidirmos. Mas, provavelmente, sim", disse ao Correio Braziliense o presidente alvinegro Ari de Almeida. 

O Manaus foi o único clube que anunciou oficialmente sua retirada. O Atlético-GO e o Grêmio Anápolis, segundo fontes locais, também devem deixar a competição. De acordo com o jornalista Magno Fernandes, da Rádio Clube de Belém, o Remo teria reunião na tarde de ontem para decidir se participa ou não.

O campeonato está marcado para começar no fim de outubro e terminar nos dias 12 e 15 de novembro, quando se disputam as partidas de ida e volta das finais. O campeão da Copa Verde tem direito a vaga cativa na terceira fase da Copa do Brasil de 2023.

Além dos times que têm intenção ou não sabem se desistem do campeonato, deverão jogar os seguintes clubes: Brasiliense, Ceilândia, Cuiabá (MT), Costa Rica (MS), Goiás, Humaitá (AC), Luverdense (MT), Náutico (RR), Nova Venécia (ES), Operário (MT), Paysandu (PA), Real Ariquemes (RO), Real Noroeste (ES), Rio Branco (AC), São Raimundo (AM), São Raimundo (RR), Tuna Luso (PA), Trem (AP), Tocantinópolis (TO) e Vila Nova.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação