MAIS UM DE FORA

Ceilândia é o sexto time a anunciar desistência da Copa Verde

Gato Preto não enxerga viabilidade na disputa do torneio. Além dos alvinegros, Atlético-GO, Manaus-AM, Nova Venécia-ES e Grêmio Anápolis-GO já haviam comunicado a abdicação do troféu

Victor Parrini *
postado em 26/08/2022 19:35 / atualizado em 26/08/2022 19:42
 (crédito: Alan Rones/Ceilândia E.C.)
(crédito: Alan Rones/Ceilândia E.C.)

Após voltar da confirmação de que a Copa Verde não seria disputada em 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na última quarta-feira (24/8), que o torneio entre 24 equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito, será realizado entre 25 de outubro e 15 de novembro. Porém, a confirmação desagradou parte dos clubes credenciados para disputa, que acabaram confirmando a desistência, como o Ceilândia.

Segundo informação do Distrito do Esporte confirmada pelo Correio, o Gato Preto não enxerga viabilidade para participação no torneio regional. Eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro em 17 de julho e acreditando que a Copa Verde não seria realizada, o clube candango negociou a saída de diversos jogadores, o que desestruturou a base do elenco montado para o Candangão e a quarta divisão nacional.

Os clubes aptos a entrarem em campo pela competição tinham até o meio-dia desta sexta-feira (26/8) para entregar à CBF o Termo de Participação. No entanto, a formalidade não foi feita e o alvinegro do Distrito Federal não subirá ao gramado da Copa Verde.

O Ceilândia não foi o primeiro time a confirmar a desistência da participação no torneio. Antes do Gato Preto, Atlético-GO, Manaus-AM, Nova Venécia-ES e Grêmio Anápolis-GO já haviam comunicado a abdicação. Apesar das recusas, a entidade máxima do futebol brasileiro garante que não haverá substituições.

Mesmo com a baixa alvinegra, o futebol candango será representado na Copa Verde. Atual bicampeão candango, o Brasiliense agendou a reapresentação do elenco para 30 de agosto. Despachado na segunda fase da Série D, o Jacaré não disputa partida oficial desde o empate por 1 x 1 contra o Nova Venécia-ES, em 31 de julho.

Como será a Copa Verde?

Em formato pocket, a Copa Verde acontecerá em tempo recorde de 22 dias. O pontapé inicial está previsto para 25 de outubro. Conforme o cronograma da CBF, a final disputada em dois jogos acontecerá em 12 e 15 de novembro.

Por ora, jogarão a competição: Brasiliense, Cuiabá (MT), Costa Rica (MS), Goiás (GO), Humaitá (AC), Luverdense (MT), Náutico (RR), Operário (MT), Paysandu (PA), Real Ariquemes (RO), Real Noroeste (ES), Rio Branco (AC), São Raimundo (AM), São Raimundo (RR), Tuna Luso (PA), Trem (AP), Tocantinópolis (TO) e Vila Nova (GO).

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação