Automobilismo

Pódio na Bélgica, brasileiro Felipe Drugovich fica perto do título na F2

Piloto paranaense de 22 anos abre 43 pontos na liderança do campeonato com segundo lugar em Spa-Francorchamps. Há chances remotas de ele ser campeão da temporada no próximo grande prêmio, no autódromo de Zandvoort, na Holanda

Paulo Martins*
postado em 28/08/2022 08:23 / atualizado em 28/08/2022 09:46
Candidato a figurar na Fórmula 1, Felipe Drugovich lidera a temporada da F2 e se aproxima do título da temporada -  (crédito:  Eric Alonso)
Candidato a figurar na Fórmula 1, Felipe Drugovich lidera a temporada da F2 e se aproxima do título da temporada - (crédito: Eric Alonso)

Mesmo largando na ponta, os brasileiros Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi enfrentaram problemas durante a corrida, mas somaram bons pontos na feature race do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 2, na manhã deste domingo (28/8), no circuito de Spa-Francorchamps. Drugovich, com o pódio conquistado, ampliou a distância na classificação do campeonato para 43 pontos na luta com o francês Theo Porchaire, da ART Grand Prix: 203 unidades contra 162.

Na largada, Enzo saiu mal, permitiu uma briga pela segunda posição e deu a Drugovich a chance de se alongar na ponta. O piloto da Charouz foi logo ultrapassado por Jack Doohan (da Virtuosi) e David Beckmann (da VAR). A situação melhorou para o líder do campeonato logo na terceira volta, quando o vice-líder Theo Pourchaire abandonou a prova com problemas de motor.

Para Fittipaldi, a queda de rendimento apareceu em seguida, após briga com Liam Lawson pela quarta posição, quando o australiano da Carlin passou pelo brasileiro na quinta volta. No giro seguinte, Richard Verschoor (da Trident), também ultrapassou ao utilizar o DRS na reta oposta, depois da curva Radillon. Vendo problemas no acerto do carro, Enzo antecipou sua parada para na volta 8, ainda que sem conseguir fazer o undercut em Lawson.

A briga entre ambos seguiu pela décima volta: Enzo recuperou a posição de Beckmann, que parou para o pitstop mais tarde que ambos. Em seguida, Lawson forçou o brasileiro para fora da pista, e Fittipaldi teve de devolver o posto, mesmo reclamando da conduta do piloto australiano. No decorrer da prova, o americano naturalizado se manteve atrás do competidor da Carlin, já no quarto lugar nas voltas finais.

Na ponta, Felipe Drugovich mantia uma média de um segundo longe de Jack Doohan: o inglês foi aos boxes na décima volta e o paranaense parou em seguida, configurando um undercut após perder a posição bem na saída do pitlane. A diferença das paradas foi sentida na pista: no 13º giro, a distância foi de quatro segundos. Ao encontrar tráfego, os pilotos ultrapassaram Marino Sato e Amaury Cordeel, com Felipe em condição de diminuir a desvantagem na volta 14 para um segundo, novamente.

Na 17ª volta, o companheiro de Drugovich na MP Motorsport, Clement Novalak, estava atrás de Doohan mas foi chamado aos boxes em vez de segurar o piloto inglês a favor do brasileiro. Este não conseguia guiar para chegar a ter chances de ultrapassar, com a diferença se mantendo em um segundo.

Richard Verschoor teve estratégia inversa à maioria do grid e preferiu por usar os pneus macios no trecho final da corrida, sendo preocupação para a parte alta da grelha: o holandês ultrapassou Marcus Armstrong, Dennis Hauger, David Beckmann, Logan Sargeant e o brasileiro Enzo Fittipaldi, que fechou a prova na quinta posição. O neerlandês fechou em quarto.

Pensando na vantagem que se abre no campeonato, Drugovich prefere não arriscar e se mantém seguro para terminar a prova em segundo lugar, mesmo com um safety car virtual na penúltima volta, sem incomodar Doohan, que venceu a prova.

O paranaense pode ser campeão na próxima etapa, mas deve obter pontuação máxima nas duas corridas e na classificação, além de contar que Pourchaire não pontue. Só na Bélgica, a distância aberta no campeonato foi de 20 pontos, juntando as 18 unidades pelo 2º lugar hoje mais os dois tentos logrados na carreira sprint deste sábado (27/8): um fim de semana fundamental para o título da Fórmula 2. A categoria voltará na semana que vem, entre os dias 1º e 3 de setembro, com o Grande Prêmio da Holanda, no circuito de Zandvoort.

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação