PSG começa temporada na França ameaçado por poucos rivais

Na França, o clima do campeonato nacional também é de todos contra um. Dono de oito títulos das últimas dez edições da Ligue 1, o milionário Paris Saint-Germain está cada vez mais hegemônico e se apresenta novamente como o time a ser batido na terra da Torre Eiffel. Acostumado a passear no torneio local, a equipe de Neymar, Mbappé e Lionel Messi, inclusive, deve voltar os olhos muitos mais para a grande obsessão do clube: a Liga dos Campeões da Europa.

O time começou a temporada 2022/2023 com o pé direito ao conquistar o título da Supercopa da França com goleada inapelável por 4 x 0 sobre o Nantes. Concentrado em acumular a melhor forma para chegar na Copa do Mundo em alto nível, o brasileiro Neymar, uma das maiores estrelas da Ligue 1, marcou duas vezes e promete voltar para sua melhor versão. O sempre competente Messi também iniciou o ano com bola na rede no jogo do título. O PSG ainda manteve o astro francês Mbappé em duelo de bastidores contra o Real Madrid. A estreia da equipe será amanhã, às 16h, contra o Clermont.

A lista de times que sonham com o complicado feito de frear o Paris Saint-Germain na França não é das mais extensas. Outro clube que teve uma era de hegemonia no país com sete títulos seguidos conquistados entre as temporadas 2001/2002 e 2007/2008, o Lyon começa uma nova era neste ano sob o comando de Jhon Textor. O empresário norte-americano, que também é dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, comprou 66% das ações do time francês e tem a missão de recolocá-lo nos trilhos. Em entrevistas recentes, prometeu um grupo forte para brigar com o PSG. O clube abre a Ligue 1 hoje, às 16h, contra o Ajaccio.

Turbinado por um pacotão de reforços, entre eles o goleiro dinamarquês Kasper Schmeichel, o Nice, que estreia domingo, às 8h, diante do Toulouse, também cultiva o sonho de se colocar entre os clubes capazes e fazer o que apenas Mônaco e Lille conseguiram nos últimos anos: se intrometer na dinastia do rico Paris Saint-Germain e terminar a temporada com o título de campeão nacional.