Futebol brasileiro

Agosto cheio: confira a agenda e o aproveitamento dos times no último mês

Flamengo, Athletico Paranaense, Corinthians e São Paulo foram os times que tiveram calendário cheio no mês, com três competições simultâneas

Paulo Martins*
postado em 02/09/2022 16:45 / atualizado em 02/09/2022 16:45
O rubro-negro foi o time que mais jogou em agosto, com nove partidas ao total -  (crédito:  JUAN MABROMATA/AFP)
O rubro-negro foi o time que mais jogou em agosto, com nove partidas ao total - (crédito: JUAN MABROMATA/AFP)

Jogar às “quartas e domingos” é sempre um argumento usado para criticar a forma "pesada" do calendário no futebol brasileiro. No mês de agosto, apenas quatro equipes fizeram mais de sete jogos e estiveram em três campeonatos ao mesmo tempo. Flamengo, Athletico Paranaense, Corinthians e São Paulo foram os destaques de frequência. Confira:

Flamengo

Jogos: 9 (oito vitórias e um empate)
Aproveitamento: 92,5%

Saldo do mês: o rubro-negro foi o time que mais jogou em agosto, com nove partidas ao total. Sair invicto de agosto pode significar muito para os rumos do Flamengo, que se estabeleceu como favorito na Libertadores e na Copa do Brasil, podendo também brigar pelo brasileiro em caso de tropeços do Palmeiras ao longo das rodadas restantes. Foi o time que mais trabalhou e que se saiu melhor no mês.

Athletico

Jogos: 8 (três vitórias, três empates e duas derrotas)
Aproveitamento: 50%

Saldo do mês: este foi o único time que obteve um descanso superior a cinco dias nesta comparação, entre os empates contra o América Mineiro (dia 21) e contra o Ceará (dia 27). As aventuras na Libertadores levam o time a repetir a forma de 2005, quando o time chegou à final. O Brasileiro foi “deixado de lado” e o time teve uma leve queda, mas ainda integra a parte alta da tabela e também saiu de forma digna na Copa do Brasil, frente ao Flamengo.

Corinthians

Jogos: 8 (duas vitória, dois empates e quatro derrotas)
Aproveitamento: 33,3%

Saldo do mês: a eliminação na Libertadores trouxe alguns desdobramentos para o alvinegro, como a saída de William e a queda na performance, sobretudo no Campeonato Brasileiro, incluindo uma derrota insólita frente ao Palmeiras. Viveu vales e também cristas de onda, quando reverteu dois gols de desvantagem contra o Atlético Goianiense nas quartas e salvou um empate no Maracanã contra o Fluminense, pela ida das semifinais da Copa do Brasil, onde o Timão segue inteiramente vivo. O aproveitamento é baixo, mas não há saldo negativo neste mês do Corinthians.

São Paulo

Jogos: 8 (duas vitórias, um empate e cinco derrotas)
Aproveitamento: 29,1%

Saldo do mês: o Tricolor tem lidado com sequências complicadas e não tem encarado bem os resultados, sobretudo com três derrotas seguidas — sendo a quarta na introdução do mês de setembro — frente ao Atlético Goianiense, pela Copa Sul-Americana. O São Paulo não vence há cinco jogos e um só triunfo no mês, pelo Brasileiro, joga o time da Barra Funda para a parte baixa da tabela a quatro pontos do Z4. Em situação complicada nos mata-matas, a equipe de Rogério Ceni tem com o que se preocupar.

https://www.correiobraziliense.com.br/esportes/2022/07/5022957-clubes-da-serie-a-se-reforcam-para-o-segundo-semestre-veja-contratacoes.html

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação