PERTO DA DECISÃO

Como o Flamengo chega para garantir a vaga em mais uma final de Libertadores

Goleada por 4 x 0 no jogo de ida sobre o Vélez Sarsfield deixa o rubro-negro ainda mais perto da vaga. No duelo desta quarta-feira (7/9), os cariocas podem perder por até três gols de diferença, que ainda seguem vivos

Victor Parrini *
postado em 06/09/2022 17:44
 (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)
(crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

Acostumado às decisões, o Flamengo está a um passo de chegar à terceira final de Libertadores em quatro temporadas. E nesta quarta-feira (7/9), o rubro-negro recebe, às 21h30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, um Vélez Sarsfield fragilizado e com feridas expostas após a goleada carioca no jogo de ida em Buenos Aires.

Com um ataque letal e uma defesa sólida, é pouco provável que os argentinos consigam reverter o prejuízo de quatro gols. Eles precisariam devolver a diferença para levar a decisão para os pênaltis ou balançar as redes flamenguistas, pelo menos, cinco vezes para avançar no tempo regulamentar. Tarefa nada fácil, diante do Flamengo de hoje e do passado.

Apenas um desastre pode tirar o Flamengo da final da Libertadores. Considerando todas as 160 partidas em 18 participações de Libertadores, em apenas duas a equipe da Gávea foi derrotada por quatro ou mais gols de diferença. A primeira foi na semifinal de 1984, quando sofreu o 5 x 1 para o Grêmio. Trinta e seis anos depois, levou o 5 x 0 para o Independiente del Valle ainda na fase de grupos.

Outro fator tranquilizador para a nação rubro–negra é a defesa sólida. Embora não conte com a dupla titular formada por David Luiz e Leo Pereira, a torcida confia em Fabrício Bruno e Pablo. A equipe carioca tem a melhor defesa do mata-mata da competição, com apenas um gol sofrido na vitória por 7 x 1 sobre o Tolima, nas oitavas de final.

Invencibilidade é uma palavra bastante repetida no Ninho do Urubu. Além de ser o único que ainda não perdeu na atual disputa, o Flamengo não sabe o que é perder para um estrangeiro no Maracanã há pouco mais de três anos, quando levou o 1 x 0 o Penãrol em 3 de abril de 2019.

Contra enfrenta argentinos, os rubro-negros também não costumam abaixar a cabeça. Somente em duas oportunidades os cariocas saíram derrotados contra os hermanos: Boca Juniors (1991) e San Lorenzo (2017). Portanto, são cinco anos de invencibilidade com seis vitórias e seis empates.

Dorival cauteloso

Mesmo com a vantagem expressiva, o técnico Dorival Júnior presa pela cautela antes e durante o jogo. Na coletiva após o empate com o Ceará, comandante flamenguista lembrou da eliminação para o América, do México, em show de Cabañas no Maracanã.

“Nós já temos um histórico anterior, nos causou uma surpresa muito grande, aqui dentro do Maracanã mesmo. É só voltarmos um pouquinho no tempo que vamos ver. A precaução tem que fazer parte da vida e temos que saber que a vantagem só se consumará a partir do momento que os dois resultados aconteçam”, ponderou o comandante.

Flamengo x Vélez Sarsfield
Vale o quê? Semifinal da Libertadores (volta)
Onde: Estádio do Maracanã (RJ)
Quando: Quarta-feira (7/9), às 21h30
Arbitragem: Piero Maza (CHI)
Transmissão: ESPN

Prováveis escalações

Flamengo: Santos; Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo e Filipe Luis; Pulgar, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Cebolinha e Pedro.

Vélez Sarsfield: Burian; Jara, Matias, Gomez e Ortega; Garayalde, Caseres e Perrone; Orellano, Pratto e Janson.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação