MEMÓRIA

Relembre os encontros entre o Rei Pelé e a Rainha Elizabeth II

A monarca de 96 anos testemunhou uma partida do Rei Futebol em 1968 no Maracanã e, 29 anos depois, o condecorou com medalha de Ordem de Cavaleiro do Império Britânico

Victor Parrini *
postado em 08/09/2022 17:14
 (crédito: Reprodução/Twitter/Pelé)
(crédito: Reprodução/Twitter/Pelé)

Majestades em diferentes sentidos, a Rainha Elizabeth II e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, tiveram alguns encontros especiais durante a trajetória de 96 anos da monarca, que faleceu nesta quinta-feira (8/9).

Em 10 de novembro de 1968, Elizabeth II passou pelo Brasil para assistir de perto o Rei do Futebol no gramado sagrado do Maracanã, na partida amistosa entre a seleção paulista e carioca. Os visitantes levaram a melhor por 3 x 2, mas o resultado foi o que menos importou. O encontro majestoso é o que ficaria marcado para sempre. A Rainha chegou a dizer que Pelé era “incomparável”.

“Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vivenciar a magia de um Maracanã lotado. Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre”, escreveu o Rei nas redes sociais.

Vinte e nove anos após o encontro no Rio de Janeiro, Elizabeth II e Pelé tiveram um momento especial em Londres. Em 1997, o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira foi condecorado como Cavaleiro do Império Britânico, quando era ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso.

A honraria foi a primeira dada a um futebolista de fora do Reino Unido. Outros nomes da bola, como o ídolo inglês Bobby Charlton, o ex-meia David Beckham e os atacantes Harry Kane e Marcus Rashford também receberam títulos da Coroa Britânica.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação