COPA DO BRASIL

CBF define ordem dos mandos de campo da final entre Flamengo e Corinthians

Conduzido por Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970, sorteio na sede da CBF definiu o Flamengo como mandante do segundo jogo da final, em 19 de outubro. Em 12 de outubro, times iniciam decisão na casa do Corinthians

Danilo Queiroz
postado em 20/09/2022 11:37
Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970, foi o responsável por tirar as bolinhas diante dos técnicos Vítor Pereira e Dorival Júnior e dos jogadores Cássio e Diego -  (crédito: Thais Magalhães/CBF)
Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970, foi o responsável por tirar as bolinhas diante dos técnicos Vítor Pereira e Dorival Júnior e dos jogadores Cássio e Diego - (crédito: Thais Magalhães/CBF)

O último sorteio da Copa do Brasil definiu, na manhã desta terça-feira (20/9), em qual estádio o título da edição de 2022 será levantado. Com a presença dos técnicos e dos capitães dos finalistas Flamengo e Corinthians, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolheu através das bolinhas a ordem dos mandos de campo das duas decisões. O jogo de ida, em 12 de outubro, será realizado na Neo Química Arena, em São Paulo, enquanto os 90 minutos finais de 19 de outubro serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O sorteio decisivo, realizado na sede da entidade máxima do futebol brasileiro no Rio de Janeiro, cumpriu o artigo 19 do Regulamento Específico da Competição. Ao todo, foram colocadas 10 bolinhas em um pote. Cinco continham o escudo do Flamengo e outras cinco o do Corinthians. O time sorteado ganhou o direito de jogar o segundo jogo da Copa do Brasil como mandante. A condução foi feita pelo ex-jogador Jairzinho. O Furacão da Copa do Mundo de 70 tirou o rubro-negro carioca na escolha.

Flamengo e Corinthians vão jogar pelo tetracampeonato da Copa do Brasil. O rubro-negro carioca foi campeão do torneio mata-mata nacional nas edições de 1990, 2006 e 2013. O alvinegro paulista ficou com a taça em 1995, 2002 e 2009. O time que conquistar o título em 2022 também levará uma grande premiação em dinheiro para casa. Ó pix para o dono da taça será de R$ 60 milhões. O vice-campeão embolsa a quantia de R$ 25 milhões.

“São duas equipes que farão clássicos maravilhosos. Espero que tenhamos partidas leais, que serão definidas pela competência de cada um. Espero um espetáculo para o nosso público, para os que estão esperando um clássico de altíssimo nível", ressaltou o técnico Dorival Júnior, do Flamengo. "Dois grandes jogos que valorizem o futebol brasileiro. Os protagonistas são os jogadores. Vamos à luta", complementou Vitor Pereira, do Corinthians.

“Gostei (do resultado do sorteio). Se pudesse escolher, decidiria em casa mesmo. Mas em percentual, tudo igual. O que vem pela frente é desafiador, mas estamos preparados e motivados", garantiu o meia rubro-negro Diego Ribas. “Flamengo decide em casa, mas estamos muito confiantes. Serão dois grandes jogos, duas grandes torcidas. Independentemente de decidirmos no Maracanã, estamos confiantes", garantiu o goleiro alvinegro Cássio.

Preferência por jogar em casa

O sorteio, por óbvio, dá para apenas um time a possibilidade de decidir o título da Copa do Brasil como mandante. Na definição através das bolinhas, o Flamengo ganhou esse direito e jogará no Maracanã, com a primeira partida sendo jogada com o mando de campo do Corinthians na Neo Química Arena. Porém, antes mesmo da escolha, os representantes dos dois times mostraram predileção por disputar os 90 minutos decisivos pela taça diante de sua torcida.

“Depende do resultado do primeiro jogo. Teoricamente, prefiro jogar o segundo jogo em casa”, explicou o técnico corintiano Vitor Pereira. “A sorte dá muito trabalho, porque não se chega a uma final da Copa do Brasil com base na sorte, mas sim no trabalho. Em determinados momentos, a bola bate na trave e não entra... A sorte existe, mas continuo a dizer que se chega com trabalho", finalizou o comandante português do alvinegro paulista.

O técnico Dorival Júnior, do Flamengo, não fez uma escolha, mas seguiu o colega de profissão sobre a importância dos primeiros 90 minutos da decisão da Copa do Brasil. “Vai depender do primeiro resultado. Ele pode definir o movimento da partida. Nós ficamos sempre nessa indecisão. Melhor jogar a primeira ou a segunda em casa? Depende muito do contexto da partida inicial", ressaltou o treinador rubro-negro.

Capitão do Flamengo, o meio-campista Diego Ribas também mostrou preferência por decidir a final no Maracanã. “Se eu pudesse escolher, jogaria o segundo em casa, mas não é um fato determinante. Se tiver que jogar o segundo fora, vamos jogar bem. Seria interessante pela nossa torcida jogar o segundo em casa. Vamos ver", ressaltou o camisa 10 do rubro-negro antes de o time carioca ser escolhido como mandante do segundo jogo.

Dono da braçadeira de capitão no Corinthians, o goleiro Cássio disse esperar duas grandes partidas entre os paulistas e cariocas e ressaltou a importância do apoio das torcidas em cada uma das partidas finais da Copa do Brasil. “Privilégio estar aqui, o Corinthians estar na final. Esperamos fazer uma grande decisão. São duas grandes torcidas, uma atmosfera muito grande. Serão duas grandes festas", garantiu o camisa 12 do alvinegro paulista.

Jogo de ida
12 de outubro
21h30 Corinthians x Flamengo - Neo Química Arena

19 de outubro
21h30 Flamengo x Corinthians - Maracanã

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação