Mundial de Vôlei

Seleção feminina de vôlei inicia caça ao título inédito do Campeonato Mundial

Comandado por José Roberto Guimarães, Brasil estreia contra a República Tcheca neste sábado, às 15h30, para colocar um ponto final na sina de vices. 24 seleções disputam o torneio na Holanda e na Polônia

Monique Del Rosso*
postado em 24/09/2022 12:35
A ponteira Gabi disputou o Campeonato Mundial de Vôlei pela primeira vez em 2014 -  (crédito: Divulgação/CBV)
A ponteira Gabi disputou o Campeonato Mundial de Vôlei pela primeira vez em 2014 - (crédito: Divulgação/CBV)

O Brasil estreia no Campeonato Mundial Feminino de Vôlei neste sábado, às 15h30, em Arnhem, na Holanda, contra a República Tcheca. Disputado por 24 países divididos em quatro grupos com seis seleções cada um, o torneio tem dois anfitriões. O outro é a Polônia. O SporTV 2 anuncia a transmissão.  

Vice-campeão do torneio em 1994, 2006 e 2010, o Brasil sonha mais uma vez com o título inédito. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e vice da última edição da Nations League, o Brasil espera dificuldades na competição. Além da República Tcheca, a Seleção terá pela frente China, Japão, Colômbia e Argentina. A caça ao título começa hoje e vai até 15 de outubro. Os quatro melhores de cada chave se classificam para a segunda fase e serão divididos em duas chaves com oito cada. Os quatro melhores de cada uma disputarão a fase de mata-mata com quartas, semi e final.

“Muitas seleções mudaram para esse novo ciclo olímpico, como vimos na Liga das Nações. Nosso time manteve uma boa performance e um bom ritmo nos treinamentos. A expectativa é fazer uma grande competição, jogando de igual para igual com qualquer seleção do mundo”, afirma o técnico do Brasil, José Roberto Guimarães, em entrevista à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). 

O Brasil contará no torneio 13 das 14 jogadoras usadas na campanha da Liga das Naçoes. A única novidade é a veterana Carol Gattaz, de 41 anos. Ela disputou os mundiais de 2006 e 2010, amargou o vice e tentará o título inédito na despedida da competição. Em entrevista à CBV, ela avaliou a pré-temporada na Europa.

“Esse período de treinamentos e jogos contra a Alemanha foi muito importante para o grupo. Crescemos como equipe, passamos por dificuldades e vamos para o Mundial ainda mais fortes. Gostei muito da atitude que tivemos no terceiro jogo contra a Alemanha. Agora é pensar na nossa estreia contra a República Tcheca”, comentou Carol Gattaz.

A central é uma carta na manga do Brasil. Ela avaliou a série de três amistosos contra a Alemanha e estreia contra a República Tcheca. “Vamos enfrentar adversários fortes no Mundial e temos que estar prontas para esses momentos. Também demos rodagem para as jogadoras e vamos seguir com a nossa preparação para fazer nosso melhor sempre”, afirmou.

Para o técnico José Roberto Guimarães, o Brasil está pronto para iniciar o principal desafio da temporada: “A República Tcheca é um time difícil de ser batido, com atacantes de força. Estudamos bastante o jogo delas, mas é uma equipe que enfrentamos pouco nos últimos anos. Uma partida de estreia tem um nervosismo natural, mas fizemos uma boa preparação e chegamos confiantes. Queremos passar bem nessa primeira fase para depois pensar nos cruzamentos”, avalia. 

Uma das líderes do time, a ponteira Gabi não esconde a motivação de voltar ao torneio. “Meu primeiro Mundial em 2014 foi muito especial. Ficamos com a medalha de bronze e tive a chance de conviver com uma geração que fez história. Quero ser campeã mundial, mas também sei o quanto isso é difícil. A oportunidade de jogar mais uma edição, dessa vez como capitã, é incrível. Temos um grupo difícil e precisamos pensar em um jogo de cada vez”, afirma Gabi. “Na estreia, vamos jogar contra uma equipe europeia que enfrentamos muito pouco. É um jogo difícil por ser uma estreia. Todas as seleções querem ganhar do Brasil. A República Tcheca é uma equipe com bom poderio de ataque, com atacantes de força. É importante sacarmos bem, o que facilita o nosso boqueio e defesa”, disse em entrevista à CBV.

PROGRAME-SE

Campeonato Mundial

Primeira fase

Grupo D – Arnhem, na Holanda

24/9 (Hoje) – Brasil x República Tcheca, às 15h30 (horário de Brasília) – sportv 2
26/9 (Segunda) – Brasil x Argentina, às 13h30 (horário de Brasília) – sportv 2
28/9 (Quarta) – Brasil x Colômbia, às 10h (horário de Brasília) – sportv 2
30/9 (Sexta) – Brasil x Japão, às 14h15 (horário de Brasília) – sportv 2
01/10 (Sábado) – Brasil x China, às 9h (horário de Brasília) – sportv 2

Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação