AMISTOSOS

Richarlison marca dois e Brasil vence Gana no penúltimo jogo antes da Copa

Ritmo avassalador no primeiro tempo premiou a Seleção Brasileira com três gols, dois do camisa 9 e um do zagueiro do Marquinhos. O último teste antes do Mundial no Catar será contra a Tunísia, na terça-feira (27/9)

Victor Parrini *
postado em 23/09/2022 17:27 / atualizado em 23/09/2022 17:28
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira está a um passo de chegar invicta à Copa do Mundo do Qatar. Nesta sexta-feira (23/9), o esquadrão verde-amarelo encarou Gana no penúltimo amistoso antes do Mundial e venceu por 3 x 0 no Estádio Océane, em Le Havre, na França. Os dois gols marcados por Richarlison e o de Marquinhos reforçaram a consistência adquirida pela equipe de Tite antes da busca pelo hexacampeonato. Agora, são 14 jogos sem saber o que é derrota. 

O último teste de Tite e seus comandados antes do apito inicial na Copa do Mundo será na próxima terça-feira (27/9), contra a Tunísia, às 15h30, no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris. 

A vitória canarinho foi divida em dois momentos. Nos 45 minutos iniciais, a Seleção acelerou o jogo e pressionou o adversário e não somente conseguiu inaugurar o marcador como decidiu a parada logo no início. Na volta dos vestiários, o técnico Tite optou por algumas mudanças e o ritmo avassalador da etapa inicial não foi repetido e o time não voltou a estufar as redes africanas. 

Jogadores da Seleção Brasileira comemoram boa atuação contra Gana
Jogadores da Seleção Brasileira comemoram boa atuação contra Gana (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Resposta positiva

A decisão do técnico Tite em mandar, do meio para frente, o quinteto com Lucas Paquetá, Raphinha, Neymar, Vinicius Jr. e Richarlison não demorou a surtir efeito. Como esperado após o apito inicial, a Seleção teve mais bola e dominou os espaços. Alternando as investidas ofensivas pelos dois lados do campo, o Brasil envolveu Gana e criou duas boas chances, mas esbarrou na falta de capricho. Mesmo assim, seguiu pressionando o adversário e foi recompensado aos oito minutos, com gol de cabeça de Marquinhos.

Com a vantagem no placar, o esquadrão verde-amarelo aumentou o ritmo e deixou os africanos ainda mais desconfortáveis na partida. Inspirado, Neymar foi o grande maestro da equipe avassaladora na primeira etapa. Saíram dos pés do camisa 10 as assistências para os outros dois gols de Richarlison, que fecharam a conta nos 45 minutos iniciais. Aos 27’, o pombo recebeu pelo meio e acertou belíssimo chute de primeira. Doze minutos depois, ele se antecipou à zaga e fez de cabeça.

Ritmo de treino

Os três gols marcados no primeiro tempo deram a sensação de que tudo já estava resolvido a favor da Seleção Brasileira. Dessa maneira, o escrete canarinho não buscou tanto o ataque e possibilitou a subida dos ganeses ao ataque. Aos 11’, os africanos tiveram a melhor chance deles na partida com bola no travessão. André Ayew aproveitou o escanteio e testou firme para assustar o goleiro Alisson.

Observando o ritmo moroso, o técnico Tite resolveu fazer algumas mudanças. O zagueiro Bremer, por exemplo, entrou no lugar do Thiago Silva e deu conta do recado na estreia. Substituição natural no setor, Casemiro deu lugar a Fabinho, enquanto Matheus Cunha venceu a concorrência de Pedro para assumir o posto de Richarlison como referência. Nos instantes finais, o Brasil teve a chance de decretar a goleada com Neymar e Matheus Cunha, mas faltou pontaria. 

Ficha técnica

BRASIL - 3
Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva (Bremer) e Alex Telleres; Casemiro (Fabinho), Lucas Paquetá (Everton Ribeiro) e Neymar; Raphinha (Rodrygo), Vinicius Júnior (Antony) e Richarlison (Matheus Cunha). Técnico: Tite
Gols: Marquinhos e Richarlison (2x)
Cartões amarelos: Casemiro e Neymar

GANA - 0
Wollacott; Odoi (Owusu), Amartey, Djiku e Rahman Baba; Thomas Partey, Kudus (Kyereh) e André Ayew; Sulemana (Iñaki Williams), Afena-Gyan (Salisu) e Jordan Ayew. Técnico: Otto Addo
Cartões amarelos: Odoi e André Ayew

Local: Stade Océane, Le Havre (FRA)
Árbitro: Mikaël Lesage (FRA)

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação