A 10 dias do início da temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB), os times da capital federal se armam através de alguns amistosos. Entretanto, a vitória ainda não chegou para nenhum deles. O BRB Brasília contou com dois testes contra o Minas. Já o Cerrado estava focado na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Por isso, só exibiu um amistoso até o momento contra o Flamengo. O Correio separou algumas curiosidades e o que essas disputas dizem sobre as franquias do DF.
O Cerrado Basquete jogou contra o Flamengo na terça-feira (4/10). O resultado foi uma derrota: 112 x 76. No entanto, era nítido que a comissão técnica deixou o mistério fluir. Sem grande parte do elenco, incluindo Daniel Von Haidyn - que está na Seleção Brasileira -, o clube teve que se organizar de outra forma. "Esse foi o primeiro coletivo do time desde o início dos treinos. Estávamos treinando com somente cinco atletas. Lucas recuperando de uma contratura, Dani na Seleção e o sub-22 em localizava em São Paulo para as finais da LDB", comenta Felipe Bretas.
"O jogo contra o Flamengo foi só isso, um amistoso. A primeira metade do placar foi 50 x 45. Nesse tempo, jogamos com os nossos atletas veteranos que duelaram praticamente em um jogo equilibrado. Isso é o que eu estava tentando realizar. No segundo tempo, jogamos várias formações diferentes e esquemas diferentes que não havíamos praticado. Usamos isso como treino, não como um jogo. A pontuação não foi importante para mim. Queríamos trabalhar em esquemas específicos contra outra equipe", revela o Coach Quentim Jerome. Agora, o time verde buscará mais evolução para a disputa diante da Unifacisa, em 15 de outubro, às 19h, na Arena da equipe adversária.
Saiba Mais
- Esportes Guga prevê sucesso da nova geração do tênis brasileiro: 'Momento é promissor'
- Esportes Focado no topo do ranking, Marcelo Conceição disputa Brasileiro de Parabadminton
- Esportes Ex-técnico da seleção brasileira de ginástica é condenado a 109 anos de prisão por estupro
- Esportes Liga Europa: terceira rodada da fase de grupo tem duelos importantes
- Esportes Mundial de Vôlei: Brasil tem Porto Rico como próximo desafio
- Esportes Ucrânia é oficializada na chapa europeia para sediar a Copa do Mundo de 2030
Brasília Basquete
Para dar início a temporada 2022/23, o BRB Brasília recebeu o 123 Minas para dois amistosos na capital federal. As duas partidas aconteceram na segunda-feira (26/9) e quarta-feira (28/9). Os jogos não tiveram o resultado esperado. No primeiro, o 123Minas venceu por 95 x 84. No outro, por 83 x 74. Porém, os novos integrantes do time do DF foram destaques: Leal anotou 18 pontos, Lessa fez 17 e Paulo Scheuer converteu outros 13.
''Eram quase quatro meses sem disputar um jogo oficial. No primeiro, a gente sempre tava subindo a ladeira, fizemos um primeiro quarto ruim e estávamos correndo atrás do Minas. Não tínhamos os tempos corretos das jogadas e pouca comunicação defensiva. Foi uma derrota'', comentou o treinador Dedé Barbosa.
A equipe teve um bom volume ofensivo. Entretanto, os erros permaneceram. "Claro que temos muita coisa a melhorar. Um jogo muito mais igual. Conseguimos implementar coisas que estamos treinando contra um time que vai brigar por todos os títulos da temporada. Foi um início animador e muito bom. Seguimos em busca da melhora gradual até o dia da estreia'', explicou Dedé.
Apesar dos erros, para o técnico Dedé Barbosa, a equipe mostrou evolução da primeira para a segunda partida e tem tudo para seguir evoluindo até a estreia no Novo Basquete Brasil (NBB), diante da Unifacisa, no próximo 17 de outubro, às 19h, na Arena da equipe adversária.
*Estagiária sob a supervisão de Danilo Queiroz
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.