Em temporadas sofridas para o torcedor, São Paulo e Coritiba se encontram face a face na noite desta quinta-feira (20/10), a partir das 20h, no Estádio do Morumbi, na capital paulista. O compromisso, que encerra tardiamente a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro devido a alteração no calendário tricolor pela final da Copa Sul-Americana, promete tensões por todos os lados, em uma batalha pelos distintos objetivos a se alcançar.
Ao falhar nas copas, o time do técnico Rogério Ceni depende de começar uma excelente fase para conseguir levar sua equipe à Libertadores da América via Brasileirão. Para isto, além de necessitar de torcer por tropeços dos rivais à frente na classificação (América-MG, Botafogo, Fortaleza e Santos), o dever é tirar a diferença de quatro pontos em relação aos mineiros, na oitava posição, beneficiário momentâneo de um G-8 a se formar a partir da final da copa continental.
Os problemas na montagem do time em mais um desafio se explicam nos desfalques, sobretudo na defesa. Os zagueiros Ferraresi e Lucas Beraldo foram expulsos no empate sem gols contra o Palmeiras no último domingo (16/10), pela 32ª rodada, e se somam aos lesionados Miranda e Diego Costa. Além dos citados, os meias Nikão, Alisson e Gabriel Neves integram o departamento médico tricolor.
Para o Coxa, o desafio da permanência é naturalmente mais difícil e nervoso a cada rodada. No seu último compromisso, os alviverdes também enfrentaram um clássico, mas caíram na Arena da Baixada para o Athletico-PR por 1 x 0. As únicas baixas por lesão são os meias Willian Farias e Robinho, tendo o restante do elenco disponível. Com 34 pontos e a 15ª posição, a equipe do treinador Guto Ferreira está a três tentos da zona de rebaixamento.
O fato curioso é que o Coritiba vem há sete rodadas alternando vitórias e derrotas em sequência. A última vez com resultados iguais seguidamente foi nas rodadas 21, 22 e 23, ao perder para Santos, Atlético-MG e Fluminense, respectivamente. Os empates também não são frequentes para os paranaenses, tendo igualado forças pela última vez apenas no dia 10 de julho, pelo 16º jogo da competição, ao empatar no Couto Pereira com o Juventude por 2 x 2. Não à toa, este é o time com menos empates no Brasileirão, com um total de quatro.
Prováveis escalações:
São Paulo
Felipe Alves; Igor Vinicius, Luizão e Reinaldo; Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Welington e Patrick; Luciano e Calleri.
Técnico: Rogério Ceni
Coritiba
Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes, Gabriel Boschilia, Bernardo, Alef Manga e Adrián Martínez; Léo Gamalho.
Técnico: Guto Ferreira
Horário: 20h
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado
Transmissão: Premiere
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.