Campeonato Brasileiro

Título e rebaixamento são possibilidades da 34ª rodada do Brasileirão

De ponta a ponta, alviverdes lutam pelos objetivos com dificuldades divergentes. Entre estes, as brigas pela Libertadores e o escape do rebaixamento seguem a toda intensidade

Paulo Martins*
postado em 25/10/2022 17:05
Próximo do 11º título na história, o Palmeiras enfrenta um Athletico-PR alternativo, pensando na final da Libertadores -  (crédito:  Cesar Greco/Agência Palmeiras)
Próximo do 11º título na história, o Palmeiras enfrenta um Athletico-PR alternativo, pensando na final da Libertadores - (crédito: Cesar Greco/Agência Palmeiras)

Ao restar cinco datas para o fim do Campeonato Brasileiro, já é possível obter respostas sobre os desfechos da competição, em diversas partes da tabela. Neste meio de semana, a 34ª rodada da competição pode entregar ao Brasileirão o seu campeão e o seu primeiro rebaixado à Série B ao seu desfecho, com partidas nesta terça (25/10), quarta (26/10) e quinta (27/10).

Os finalistas da Copa Libertadores duelam no primeiro dia, em alteração feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a fim de ajudar na logística dos candidatos ao título, na partida marcada para o sábado (29/10). O Flamengo, com peças alternativas e garantido na próxima edição da copa continental, recebe o Santos no Maracanã. Pressionado, o Peixe vem de derrota no clássico para o Corinthians, em plena Vila Belmiro, a quatro pontos da zona da Liberta.

Com a cabeça em Guayaquil, o Athletico-PR recebe o líder Palmeiras na Arena da Baixada. O alviverde depende de uma combinação de resultados para celebrar o título nesta semana, contando com um tropeço do Inter, o que permitiria uma abertura de vantagem de 13 pontos, com 12 a disputar no restante da competição. Na batalha seguinte, o Palestra recebe o Fortaleza, no Allianz Parque, com a possibilidade de celebrar o campeonato com sua torcida em caso de diferença superior às nove unidades.

A três pontos da zona para a maior copa continental, o Botafogo deve superar uma péssima campanha como mandante para subir na classificação. Dono da penúltima performance jogando em sua casa (no Estádio Nilton Santos), o Glorioso recebe o Bragantino, na tentativa de superar São Paulo, América-MG e Fortaleza para chegar ao desejado oitavo lugar.

O duelo entre Corinthians e Fluminense, na Neo Química Arena, vale a consolidação no topo da tabela, para conseguir uma vaga de forma direta na fase de grupos da Libertadores. Com a melhor forma nos últimos cinco jogos, ao lado do Flamengo, o Timão contará com a força de sua casa para vencer a reedição da semifinal da Copa do Brasil, que culminou com a passagem corintiana à decisão.

Para atrasar a festa do título palmeirense e confirmar-se nos grupos da principal copa continental, o vice-líder Internacional recebe o Ceará no Estádio Beira-Rio. O Vozão, em contrapartida, é a primeira equipe fora da zona do rebaixamento e vem de derrota no confronto direto contra o Atlético-GO. A queda em Goiânia diminuiu a distância de quatro tentos para um.

Virtualmente confirmado na Copa Sul-Americana, o Goiás recebe o América-MG no Estádio Hailé Pinheiro. O Coelho, por sua vez, deseja superar o São Paulo na classificação para chegar à zona de pré-Libertadores. Para isto, deve superar a recente má fase, com as duas derrotas seguidas sofridas diante de Fortaleza e Flamengo.

São Paulo e Atlético-GO se enfrentam pela quarta vez na temporada. No último confronto no Estádio do Morumbi, o Tricolor reverteu um placar agregado de dois gols para chegar à final da Copa Sul-Americana. Agora, pelo Campeonato Brasileiro, o Dragão tenta escapar da zona de degola e os mandantes buscam se manter na parte da maior copa continental.

Em situação semelhante, Fortaleza e Coritiba duelam no Castelão. Dono da melhor campanha do segundo turno, o Leão tenta seguir em forte ritmo para subir e alcançar sua segunda participação seguida de Libertadores na história. Já o Coxa tenta seguir fora do Z-4, a dois pontos da parte final e indesejada da classificação.

Em situação delicada para a permanência, o Juventude vai a Minas Gerais enfrentar o Atlético-MG. A 13 pontos do 16º lugar, o Jaconero pode entrar em campo rebaixado em caso de triunfo do Ceará e com empate do Coritiba. Como última esperança, o Galo vem de três partidas sem vencer, se situando na sétima posição.

O duelo dos desesperados desta rodada será na Arena Pantanal, com o Cuiabá recebendo o Avaí. A três pontos do escape, o Dourado tentará contar com o fator mandante para pressionar o dono da pior performance recente do campeonato: o Leão da Ilha vem de seis derrotas seguidas, sustenta o penúltimo lugar e tem distância de seis tentos para fora do Z-4.


Confira os jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Terça-feira (25/10) — 21h45

Flamengo x Santos
Athletico-PR x Palmeiras


Quarta-feira (26/10)

19h

Botafogo x Bragantino


21h45

Corinthians x Fluminense
Internacional x Ceará
Goiás x América-MG


Quinta-feira (27/10)

19h

São Paulo x Atlético-GO
Fortaleza x Coritiba


19h30

Atlético-MG x Juventude


20h

Cuiabá x Avaí

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação