Max Verstappen alcança marca histórica na Fórmula 1, ao superar e tomar para si o recorde de provas vencidas em uma mesma temporada do mundial. De ponta a ponta, o piloto holandês da Red Bull venceu no Circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, pelo grande prêmio mexicano, na tarde deste domingo (30/10).
Pole position, o neerlandês manteve o primeiro lugar após a longa reta antes da primeira curva. O destaque foi Lance Stroll, saindo de último para 15º, o melhor a sair da grelha. Sem maiores movimentações, a estratégia entre Red Bull e Mercedes era a maior parte das competições: austríacos usavam pneus macios e alemães calçavam médios.
Após mais de vinte giros sem parar, lá pela ronda 23, o piloto da casa, Sergio Pérez foi o primeiro da ponta a mudar o tipo de borracha, para compostos moderados. Verstappen o seguiu três voltas depois. As flechas de prata fizeram seguidamente seu pitstop: no 29º giro, Lewis Hamilton optou pelo aro mais conservador; cinco unidades depois, após longevo stint, George Russell também foi aos boxes.
Desde o princípio, a Ferrari se mostrou a escuderia terciária neste traçado, com a forte potência mercedista nas retas. A Alpine seguia a ordem, mostrando a valência dos principais fornecedores de motores do pelotão, mesmo com o abandono por quebra no motor de Fernando Alonso, ao fim da disputa. Além da potência, o desgaste de borracha, com a estratégia de stints sendo a inteira tônica da corrida.
A corrida ganhou em emoção somente na 52ª volta, quando na curva mais lenta do traçado Daniel Ricciardo se equivocou ao tentar manobra sobre Yuki Tsunoda, fazendo saltar o carro do japonês. Apesar do episódio, não houve a necessidade de intervenção do carro de segurança, com o piloto da Alpha Tauri recolhendo-se aos boxes em seguida.
Na ponta do grid, Verstappen obtinha vantagem de mais de dez segundos sobre Hamilton, enquanto seu composto começava a perder efetividade com aproximadamente três dezenas de giros percorridos. Em uma gama de menor desgaste para esta etapa, ficou mais fácil conduzir para a vitória apesar das dúvidas.
Com isso, o holandês chega a ser dono de uma marca importante, sendo o maior vencedor de corridas em uma temporada, com total de 13. Por coincidência, minimamente, o recorde tem sido igualado e/ou batido a cada nove anos, neste século: Michael Schumacher foi o primeiro, em 2004, Sebastian Vettel o seguiu, em 2013 e o holandês, bicampeão do mundo, o faz agora, em 2022.
Após breve semana de descanso no calendário, a Fórmula 1 volta com etapa em solo brasileiro. No Circuito de Interlagos, o Grande Prêmio de São Paulo ocorre entre os dias 11 e 13 de novembro.
Confira o resultado final do Grande Prêmio do México:
1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) +15.186
3 - Sergio Pérez (Red Bull) +18.097
4 - George Russell (Mercedes) +49.431
5 - Carlos Sainz (Ferrari) +58.123
6 - Charles Leclerc (Ferrari) +1:18.774
7 - Daniel Ricciardo (McLaren) + 1 volta
8 - Esteban Ocon (Alpine) + 1 volta
9 - Lando Norris (McLaren) + 1 volta
10 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) + 1 volta
11 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) + 1 volta
12 - Alexander Albon (Williams) + 1 volta
13 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) + 1 volta
14 - Sebastian Vettel (Aston Martin) + 1 volta
15 - Lance Stroll (Aston Martin) + 1 volta
16 - Mick Schumacher (Haas) + 1 volta
17 - Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta
18 - Nicholas Latifi (Williams) + 2 voltas
(Yuki Tsunoda e Fernando Alonso não completaram a prova)
* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.