QATAR-2022

Copa do Mundo: veja quais países já divulgaram as convocações finais

Com proximidade do início do Mundial do Catar, marcado para 20 de novembro, os países participantes vão confirmando os seus representantes. Veja quais países já fizeram a convocação

Danilo Queiroz
postado em 10/11/2022 18:54 / atualizado em 11/11/2022 17:00
 (crédito: Fernando Soutello/AGIF/D.A Press)
(crédito: Fernando Soutello/AGIF/D.A Press)

A Copa do Mundo está batendo à porta e, aos poucos, as 32 seleções garantidas na disputa da competição vão divulgando os nomes convocados para a missão de conquistar a taça. Com a proximidade de 20 de novembro, data em que a bola começa a rolar no Catar, mais da metade dos países classificados divulgou a lista de jogadores escolhidos pelo torneio. Entre eles, diversos favoritos cumpriram o rito.

Pela primeira vez, os técnicos poderão levar 26 jogadores para o Mundial. Antes, o número máximo era de 23. Agora, ele serve como referência mínima das seleções na hora da convocação. A mudança foi autorizada pela Fifa em junho. Outra mudança confirmada foi a possibilidade dos outros 15 jogadores disponíveis ficarem no banco de reservas. Antes, o número máximo permitido como opções eram 11.

Em evento bastante esperado nacionalmente, a Seleção Brasileira anunciou na segunda-feira (7/11) os escolhidos para lutar pelo hexacampeonato no Catar. Na mesma esteira, Japão, Costa Rica, Austrália, Suíça, Croácia, País de Gales, França, Camarões, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Inglaterra, Polônia, Portugal, Dinamarca e Uruguai também confirmaram os nomes.

Os países mais “atrasados” terão até às 15h da próxima segunda-feira (14/11) para realizarem as convocações para a Copa do Mundo, ou seja, seis dias antes de a bola rolar para o jogo de estreia no Catar. Este foi a data-limite estabelecida pela Fifa. Na terça-feira (15/11), a entidade vai publicar todas as listas de forma oficial. Possíveis substituições poderão ser feitas até 24h antes do primeiro jogo de cada seleção.

Veja as convocações anunciadas

Grupo A
Catar
Anfitrião da Copa do Mundo de 2022, o Catar confirmou os 26 jogadores selecionados para o Mundial nesta sexta-feira (11/11). O país também será estreante no torneio.

Equador
Adversário do Catar na partida de abertura do Mundial de 2022, os equatorianos também não divulgaram a convocação, assim como não estabeleceram data para soltarem a lista oficial de até 26 nomes.

Senegal
A convocação da seleção senegalesa foi marcada por alívio com a confirmação do astro Sadio Mané, do Bayern de Munique. Além dele, o time africano vai levar outros 25 jogadores.

Holanda
Liderada pelo vitorioso zagueiro Van Dijk, do Liverpool, que irá ao seu primeiro Mundial da carreira, a Holanda do técnico Louis van Gaal foi convocada nesta sexta-feira (11/11) com 26 jogadores.

Grupo B
Inglaterra
Vice-campeã europeia, a Inglaterra chamou 26 jogadores para a Copa do Mundo Qatar-2022. A lista, divulgada na quarta-feira (9/11), tem o atacante Harry Kane como principal destaque na busca pelo bicampeonato.

Irã
Com estreia marcada para 21 de novembro contra a Inglaterra, a seleção do Irã também não realizou a convocação. Não há data prevista para a lista ser divulgada.

Estados Unidos
Os americanos levaram uma seleção com 26 jogadores. O elenco é composto por nomes jovens visando o futuro da equipe. O principal destaque do time é o atacante Christian Pulisic, do Chelsea.

País de Gales
Liderados pelo atacante Gareth Bale, o País de Gales levará 26 jogadores para a sua segunda participação na história - a primeira foi em 1958. A lista foi divulgada na última quarta-feira (9/11).

Grupo C
Argentina
A seleção argentina terá, mais uma vez, os serviços do astro Lionel Messi na tentativa de conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo. A lista de convocados foi oficializada nesta sexta-feira (11/1)

Arábia Saudita
Comandada pelo técnico francês Hervé Renard, a Arábia Saudita tem a missão de surpreender no grupo C da Copa do Mundo. Para isso, o país levará 26 jogadores para o Catar.

México
Assim com a Argentina, o México optou por levar a curiosidade dos torcedores convocados até o último dia disponibilizado pela Fifa. A convocação está marcada para ser realizada na segunda-feira (14/11).

Polônia
Com o craque Robert Lewandowski como principal expoente do time, a Polônia realizou a convocação para o Mundial na quinta-feira (10/11). O técnico Czesaw Michniewicz chamou os 26 nomes permitidos.

Grupo D
França
Atual campeão mundial, a França foi a única seleção a não chamar 26 nomes para a Copa. Com peças como Mbappé e Benzema, mas sem Pogba e Kanté, o técnico Didier Deschamps vai levar 25 atletas para o Catar.

Austrália
Com os veteranos Mathew Ryan, no gol, e Mathew Leckie, no ataque, indo para a terceira Copa do Mundo, a seleção australiana confirmou os 26 convocados para o Mundial do Catar na terça-feira (8/11).

Dinamarca
A seleção dinamarquesa adotou uma estratégia diferente e divulgou apenas 21 jogadores para a Copa na segunda-feira (7/11), mantendo cinco vagas em aberto. Christian Eriksen, do Manchester United, é o maior destaque.

Tunísia
Candidata a zebra no grupo D do Mundial de 2022, a Tunísia vai divulgar a convocação no último dia permitido pela Fifa. O chamado dos tunisianos foi marcado para segunda-feira (14/11).

Grupo E
Espanha
Sem o zagueiro Sergio Ramos, do PSG, mas como os serviços do atacante Ansu Fati, de 20 anos, a Espanha confirmou os 26 nomes para a Copa do Mundo na sexta-feira (11/11).

Costa Rica
Com os serviços do experiente goleiro Keilor Navas, a seleção costarriquenha levará 26 jogadores para a Copa do Mundo. A lista do técnico colombiano Luis Fernando Suárez foi divulgada em 3 de novembro.

Alemanha
Tetracampeã mundial, a Alemanha convocou 26 jogadores na quinta-feira (10/11). O técnico Hansi Flick levou a joia Youssoufa Moukoko, de 17 anos, e o goleiro Manuel Neuer. Hummels e Reus são as principais ausências.

Japão
Os japoneses foram a primeira seleção a convocar seus jogadores para a Copa do Mundo de 2022. Em 1º de novembro, os nipônicos confirmaram 26 atletas, com destaque para a promessa Takefusa Kubo, de 21 anos.

Grupo F
Bélgica
A famosa geração belga terá Lukaku e mais 25 jogadores em mais uma tentativa de ser campeã mundial. A lista do técnico Roberto Martínez para o Catar foi confirmada na quinta-feira (10/11).

Canadá
De volta a uma Copa do Mundo após 36 anos - a única participação foi em 1986 -, o Canadá pretende anunciar oficialmente quais jogadores irão representar o país no Catar no domingo (13/11).

Marrocos
O técnico Walid Regragui anunciou os 26 escolhidos para vestir a camisa do Marrocos na Copa do Mundo na quinta-feira (10/11). Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain, é a maior estrela da companhia.

Croácia
Vice-campeã mundial na Rússia, a Croácia quer, mais uma vez, ser surpresa na Copa do Mundo. Liderada por Luka Modric, os europeus selecionaram 26 jogadores para a relação final visando a disputa do torneio no Catar.

Grupo G
Brasil
Com muitas convicções e poucas surpresas, o técnico Tite anunciou a lista de 26 convocados da Seleção Brasileira na segunda-feira (7/11). Neymar, Vinicius Junior, Pedro, Casemiro, Alisson, Thiago Silva e Richarlison são destaques.

Sérvia
Adversário da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a Sérvia vai ter 26 jogadores no elenco, com destaque para Vlahovic, da Juventus. A lista foi confirmada na sexta-feira (11/11).

Suíça
Segunda adversária da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a Suíça, do técnico Murat Yakin, divulgou os 26 nomes do Mundial na quarta-feira (9/11). O meia Rieder é uma das principais novidades da equipe.

Camarões
Rivais do Brasil no encerramento da fase de grupo, os camaroneses tem o atacante Choupo-Moting como principal estrela. A lista de 26 atletas foi divulgada na quarta-feira (9/11).

Grupo H
Portugal
Com Cristiano Ronaldo mais uma vez entre os escolhidos - o astro irá ao quinto mundial da carreira -, os portugueses confirmaram os 26 nomes para a Copa do Mundo na quinta-feira (10/11).

Gana
Os ganeses estão no time das seleções que vão aguardar o prazo final para divulgar a convocação. O evento para anunciar os 26 escolhidos está agendado para segunda-feira (14/11).

Uruguai
O Uruguai confirmou os 26 convocados para jogar a Copa do Mundo na noite de quinta-feira (10/11). O país contará com os serviços de nomes como Arrascaeta e Varela, do Flamengo, e Canobbio, do Athletico-PR.

Coreia do Sul
Azarões no grupo de Portugal e Uruguai, a Coreia do Sul marcou o evento de divulgação dos nomes escolhidos para jogar a Copa do Mundo no próximo sábado (12/11).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação