Campeonato Brasileiro

Germán Cano quebra recordes e termina ano consolidado no Fluminense

De tanto fazer o L — sua tradicional comemoração em homenagem ao filho Lorenzo — pelo time carioca em 2022, jogador argentino empilha marcas e termina o ano como artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro

Danilo Queiroz
postado em 14/11/2022 18:14 / atualizado em 14/11/2022 18:22
 (crédito: Mailson Santana/Fluminense)
(crédito: Mailson Santana/Fluminense)

A temporada de 2022 beirou a perfeição para o atacante Germán Cano, do Fluminense. Nos 12 meses vestindo a camisa tricolor, o jogador argentino de 33 anos popularizou uma comemoração tradicional, quebrou marcas e consolidou a fama de rei da grande área. Presente em todos os jogos do time carioca na Série A do Campeonato Brasileiro, o centroavante terminou a competição como artilheiro e empilhou diversas marcas expressivas há tempos não vistas no futebol do país.

Os 26 gols em 38 rodadas da elite colocaram Cano no top cinco de maiores artilheiros de toda a história do torneio nacional. Apenas Reinaldo, com 28 pelo Atlético-MG em 1977, Edmundo, 29 tentos no Vasco da Gama em 1997, Guilherme, também com 28 com a camisa do Galo em 1999, Dimba, 31 pelo Goiás em 2003, e Washington Coração Valente, o recordista com 34 bolas na rede pelo Athletico-PR em 2004, estão na frente do camisa 14 argentino do Fluminense.

No formato de pontos corridos com a participação de 20 clubes, adotado na competição nacional de forma definitiva em 2006, Cano passa a ser o detentor da maior média absoluta de gols. Isso foi possível graças ao tento anotado por ele na última rodada do Brasileirão, na vitória do Fluminense sobre o Bragantino, por 1 x 0. Com essa bola na rede, o argentino ultrapassou os 25 anotados por Gabigol, artilheiro da edição de 2019 do Brasileirão, vencida de forma soberana pelo Flamengo.

Curiosamente, o mesmo gol fez o goleador do Fluminense bater o artilheiro do Flamengo em outra estatística. Desde 2008, de acordo com levantamento estatístico do ge.globo, o número máximo de bolas na rede em uma temporada eram os 43 de Gabi, em 2009, e Neymar, em 2011. Os 26 do Brasileirão somados aos sete do carioca, cinco da Copa do Brasil, três da Libertadores e três da Sul-Americana somam 44 e o posicionam como o maior artilheiro do país nos últimos anos.

Germán Cano recebeu o Prêmio Bola de Prata, da ESPN, e ganhou um abraço do filho Lorenzo
Germán Cano recebeu o Prêmio Bola de Prata, da ESPN, e ganhou um abraço do filho Lorenzo (foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

De tanto fazer o L — sua tradicional comemoração em homenagem ao filho Lorenzo — pelo time carioca, Cano também se consolidou como um dos destaques do Fluminense, mas não só na temporada. Os 44 gols o deixam como maior artilheiro do tricolor em um ano do século XXI. Na própria carreira, o argentino nunca tinha marcado tantas vezes. O melhor desempenho foi em 2019, quando anotou 41 com a camisa do Independiente Medellín, da Colômbia, onde é considerado ídolo.

Satisfeito com o bom desempenho do ano, Germán Cano prevê um 2023 ainda melhor. “É o trabalho. O dia a dia de fazer o que o treinador pede, meus companheiros apoiam em campo e parabenizo a eles pelos gols que fiz. Eles merecem. É continuar fazendo gols e batendo recordes. É continuar em busca dessas taças que a gente quer e sonha, mas vamos nos preparar da melhor maneira para enfrentar todos os compromissos possíveis”, ressaltou o argentino, em entrevista ao Premiere.

Liderado pelos gols de Germán Cano, o Fluminense terá uma temporada de 2023 recheada de grandes competições no calendário. O time abre o ano em janeiro com a disputa do Campeonato Carioca. Na sequência, terá pela frente a Libertadores da América, a partir da fase de grupos. Em âmbito nacional, o tricolor ainda jogará a Copa do Brasil, onde entrará na disputa a partir da terceira fase, e a Série A do Campeonato Brasileiro. Chances do argentino aumentar as marcas e a idolatria nas Laranjeiras.

Marcas de Cano em 2022
- Artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro: 26 gols
- Maior goleador do Brasil desde 2008 com 44 gols (passou Gabi e Neymar)
- Maior goleador do Brasileirão dos pontos corridos com 20 clubes (desde 2006)
- Temporada com mais gols na carreira profissional (superou os 41 de 2019)
- Maior artilheiro de uma temporada do Fluminense no século XXI

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação