COPA DO MUNDO 2022

Catar proíbe venda de bebida alcoólica nos estádios na Copa do Mundo 2022

Fifa negocia a decisão com as autoridades do Catar. Por ora, apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis dentro dos estádios

Correio Braziliense
postado em 18/11/2022 10:05 / atualizado em 18/11/2022 14:02
 (crédito:  MUSTAFA ABUMUNES / AFP)
(crédito: MUSTAFA ABUMUNES / AFP)

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, nesta sexta-feira (18/11) que os organizadores da Copa do Mundo no Catar decidiram proibir totalmente a venda de bebidas alcóolicas aos torcedores dentro dos estádios do país. O mundial começa no próximo domingo (20/11).

A dois dias do campeonato, a Copa do Mundo do Catar já é marcada por polêmicas. Essa é a primeira vez em que o mundial acontece em um país muçulmano conservador. Além do controle rígido de álcool, cujo consumo é proibido em público, a homossexualidade também é crime no país. 

Em nota, a Fifa afirma que a decisão foi tomada após debates com as autoridades do Catar. "Depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcóolicas no Fan Festival, (...), removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa", diz o comunicado.

Comunicado da Fifa proibe o consumo de álcool dentro dos estádios da Copa do Mundo do Catar.
Comunicado da Fifa proibe o consumo de álcool dentro dos estádios da Copa do Mundo do Catar. (foto: Reprodução/Fifa)

A mudança é uma quebra de compromissos anteriores do emirado muçulmano de sediar o Mundial. Uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo de 2022 é a marca de cervejas Budweiser. Ela possui os direitos exclusivos para vender cerveja no torneio, deveria vender cerveja alcoólica nos arredores e dentro de cada um dos oito estádios três horas antes e uma hora depois de cada jogo.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, a Budweiser e executivos do Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC) do Catar, que está organizando a Copa do Mundo, estão negociando a reversão dessa política.

A política anti álcool do país é tão rígida que afeta até o turismo. Os visitantes não podem levar álcool para o Catar, nem mesmo da seção duty free do aeroporto. Bebidas alcoólicas são vendidas apenas em bares de alguns hotéis, onde a cerveja custa cerca de US$ 15 (cerca de R$ 81) por meio litro.

Por ora,  foi confirmado que a Budweiser ainda pode manter os postos de venda de cerveja nos arredores dos estádios três horas antes e até meia hora antes do início da partida. Deveriam, então, reabrir por uma hora após o apito final. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis dentro dos estádios.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação