SELEÇÃO BRASILEIRA

Alheio à abertura da Copa do Mundo, Brasil faz primeiro treino no Catar

Paralelamente à cerimônia de abertura da Copa, Tite liderou treino com foco nos trabalhos de ataque contra defesa e não deu indicações da escalação brasileira para o jogo de quinta-feira (24/11), contra a Sérvia. Grupo fará outros três treinos antes da estreia

Danilo Queiroz
postado em 20/11/2022 13:31 / atualizado em 20/11/2022 13:33
 (crédito: Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Nelson Almeida/AFP)

Na manhã deste domingo (20/11), o mundo inteiro esteve conectado na abertura oficial da Copa do Mundo. A cerimônia, com bastante música e festa, ocorreu no Estádio Al Bayt antes de a bola rolar para o jogo entre Catar e Equador. Entretanto, houve quem estivesse em outra sintonia durante a festa. Paralelamente ao evento, a Seleção Brasileira treinou pela primeira vez desde a chegada em Doha. A atividade foi em preparação para a estreia tupiniquim no torneio, na quinta-feira (24/11), contra a Sérvia.

O treinamento da Seleção começou por volta das 17h50 no horário de Doha (11h50 em Brasília) com uma roda de bobinho. Na sequência, o grupo de 26 jogadores foi dividido em dois. Os auxiliares Cléber Xavier e Cléber Sampaio trabalharam de um lado do campo com os defensores. Os nomes ofensivos (meias e atacantes) ficaram na outra parte do gramado sob a batuta de Matheus Bachi. Observando, Tite acompanhou toda a atividade do grupo tupiniquim à distância.

O setor defensivo da Seleção Brasileira treinou situações típicas das partidas, como tentativas de infiltrações dos adversários e bolas aéreas. Os zagueiros e laterais, inclusive, passaram a receber bastante atenção do técnico Tite conforme a atividade em Doha avançou. Os atacantes, por sua vez, focaram em simulações de criação de jogadas ofensivas. Na reta final da atividade, os jogadores passaram a trabalhar juntos em um ataque contra defesa.

Em nenhum momento do treinamento em Doha, o técnico Tite deu novas pistas sobre a escalação que ele pretende levar a campo contra os sérvios no Estádio Lusail. Perto do fim do trabalho técnico e tático promovido neste domingo (20/11), quando os atletas estavam praticando finalizações contra os goleiros Alisson, Éderson e Weverton, o treinador voltou aos vestiários ao lado de alguns membros da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Quando a bola parou de rolar, os jogadores da Seleção Brasileira de uma ação social promovida pela Fifa por meio da Generation Amazing Foundation. A entidade máxima do futebol levou crianças imigrantes ao Centro de Treinamento do time tupiniquim. Os jogadores da equipe verde e amarela foram tietados, tiraram fotos e dedicaram alguns minutos e bateram bola com os pequenos no gramado.

O grupo brasileiro terá outras três atividades no Grand Hamad Stadium, casa do Al-Arabi SC, até a estreia contra a Sérvia. Na segunda-feira (21/11), o time voltará a trabalhar no final do dia com a presença da imprensa. O horário se repetirá na terça-feira (22/11). Porém, neste dia, o técnico Tite fará um treino fechado. Nele, deve ajustar os principais detalhes para o primeiro jogo na Copa do Mundo. A imprensa voltará a acompanhar às movimentações na quinta-feira (23/11).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação