COPA DO MUNDO 2022

Sete seleções desistem de usar braçadeira com símbolo LGBTQ+

De acordo com a Fifa, o capitão de cada equipe deve usar a braçadeira tradicional fornecida pela Federação

Correio Braziliense
postado em 21/11/2022 09:27
 (crédito: Marco Bertorello / AFP)
(crédito: Marco Bertorello / AFP)

As seleções da Inglaterra, Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca anunciaram que não utilizarão a braçadeira "ONE LOVE", usada para demonstrar apoio à comunidade LGBTQIAP+, na Copa do Mundo do Catar.

"Você não quer que o capitão comece a partida com um cartão amarelo. É por isso que é com o coração pesado que nós, como grupo de trabalho da Uefa... e como equipe, decidimos abandonar nosso plano", diz a declaração conjunta dos times europeus.

Uma regra da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) afirma que os capitães que utilizarem a braçadeira serão penalizados esportivamente com um cartão amarelo, antes mesmo da partida começar. Além disso, o jogador será multado financeiramente.

“Estávamos preparados para pagar multas que normalmente se aplicariam a violações dos regulamentos do kit e tínhamos um forte compromisso de usar a braçadeira (...) No entanto, não podemos colocar nossos jogadores na situação em que possam receber um cartão amarelo ou até mesmo serem forçados a deixar o campo de jogo."

De acordo com o regulamento da Fifa, o equipamento da equipe não deve conter slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas ou pessoais e, durante as competições finais da Fifa, o capitão de cada equipe "deve usar a braçadeira de capitão fornecida pela Fifa".

A homossexualidade é crime no Catar, proibida pelo Código Penal de 2004, que criminaliza atos de “sodomia” e “relações sexuais” entre pessoas do mesmo sexo. Estas disposições acarretam uma pena máxima de sete anos de prisão para homens ou mulheres.

Como forma de protesto ao país sede da Copa do Mundo de 2022, as principais seleções europeias tinham entrado em consenso para utilizar a braçadeira para demonstrar apoio à comunidade LGBTQIAP+.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação