COPA DO MUNDO

Muralha em Copas, Ochoa pega pênalti e segura o zero em México e Polônia

Dono do curioso "título" de melhor goleiro do mundo em Copas, mexicano Guillermo Ochoa se destaca novamente e pega pênalti do astro polonês Robert Lewandowski. Seleções somam um ponto no grupo da Argentina

Danilo Queiroz
postado em 22/11/2022 14:58 / atualizado em 22/11/2022 15:02
 (crédito: Odd Andersen/AFP)
(crédito: Odd Andersen/AFP)

Guillermo Ochoa é um goleiro tipicamente de carreira feita por grandes defesas em Copas do Mundo. O jogador de 37 não conta no currículo com passagem por grandes clubes europeus e basicamente fez carreira no futebol do mexicana. Porém, quando veste a camisa 13 da seleção do México, cresce e se destaca bastante. O histórico de bons jogos no maior torneio do planeta foi mantido na tarde desta quarta-feira (22/11). No Estádio 974, ele pegou um pênalti de Robert Lewandowski e segurou o empate por 0 x 0, em jogo válido pela primeira rodada do grupo C.

O terror dos Mundiais participa do torneio pela quinta vez na carreira. Nas quatro edições anteriores, acumulou atuações com defesas importantes. Duas das partidas, inclusive, foram contra a Seleção Brasileira: segurou um 0 x 0 na fase de grupos, em 2014, e fez várias intervenções importantes antes de perder por 2 x 0, nas oitavas de final da edição de 2018. Os feitos, inclusive, deram a Ochoa o curioso título de melhor goleiro do mundo em Copas. Contra a Polônia, confirmou mais uma façanha da incrível relação com a competição ao levar a melhor no embate pessoal com Lewandowski.

Antes de a bola rolar, o jogo ganhou um peso extra com a derrota da Argentina contra a Arábia Saudita. O inesperado resultado deixava a chave embolada e com chances reais para mexicanos e poloneses, em caso de vitória. A situação parece ter travado as duas equipes no primeiro tempo. Muito focadas na marcação, mexicanos e poloneses chegavam e se defender com linhas de seis e complicaram bastante as ações dos ataques. Um pouco mais propositivo, o México teve a melhor chance de gol, mas o goleiro Szczesny espalmou chute de Jorge Sánchez.

O início do segundo tempo pareceu indicar um rumo diferente quando a arbitragem de vídeo flagrou pênalti para a Polônia e o árbitro de campo confirmou. Em busca do primeiro gol em Copas, o atual bicampeão do mundo Lewandowski foi para a bola. Escolheu o canto direito, mas parou em Ochoa, o goleiro descongelado a cada quatro anos para brilhar em Mundiais. Fora uma outra defesa de Szczesny diante Lorenzo, o jogo seguiu no marasmo. Tanto os mexicanos quanto os poloneses tiveram dificuldades de infiltração e não conseguiram tirar o zero do placar.

 Mexico's goalkeeper #13 Guillermo Ochoa (bottom) saves a penalty shot by Poland's forward #09 Robert Lewandowski during the Qatar 2022 World Cup Group C football match between Mexico and Poland at Stadium 974 in Doha on November 22, 2022. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP)
Mexico's goalkeeper #13 Guillermo Ochoa (bottom) saves a penalty shot by Poland's forward #09 Robert Lewandowski during the Qatar 2022 World Cup Group C football match between Mexico and Poland at Stadium 974 in Doha on November 22, 2022. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP) (foto: Mana Vatsyayana/AFP)

O empate em 0 x 0 deu um novo capítulo à mística de Guillermo Ochoa em Copas, mas foi ruim para México e Polônia e, curiosamente, deixou a zebra Arábia Saudita em boas condições e na liderança do grupo C, com a Argentina em último. Na briga pela classificação histórica, os árabes precisam apenas de empates contra poloneses e mexicanos. Assim, já ficariam em ótimas condições. De toda forma, os resultados do dia indicam uma chave com definição apenas na última rodada, quando as partidas decisivas serão realizadas de forma simultânea.

Todas as partidas estão marcadas para o sábado (26/11). Às 10h, a Polônia encara a líder Arábia Saudita, no Estádio Cidade da Educação, precisando vencer em busca de manter as chances de classificação para o mata-mata da Copa do Mundo. Abatida com a inesperada derrota de virada na estreia, a Argentina encara o México, às 16h, no Lusail. No caso dos dois times, tropeçar é praticamente proibido para alcançar os objetivos. Além da pressão natural pela classificação, os argentinos terão de enfrentar, ainda, um goleiro Ochoa cheio de moral por um novo capítulo de destaque em Mundiais.

COPA DO MUNDO
Grupo C - 1ª Rodada
México 0 x 0 Polônia
Estádio 974, Doha, Catar

MÉXICO
Ochoa; Jorge Sánchez, Montes, Héctor Moreno e Gallardo; Edson Álvarez, Héctor Herrera (Carlos Rodríguez) e Luiz Chávez; Lozano, Henry Martín (Raúl Jiménez) e Vega (Antuna). Técnico: Gerardo Martino

POLÔNIA
Szczesny; Cash, Glik e Kiwior; Bereszynski, Krychowiak, Kaminski, Sebastian Szymanski (Frankowski) e Zalewski (Bielik); Lewandowski e Zielinski (Milik). Técnico: Czeslaw Michniewicz

Gols: nenhum

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação