COPA DO MUNDO

Espanha dá show, passa marca de 100 gols em Copas e goleia a Costa Rica

Na melhor apresentação de uma candidata ao título na Copa do Mundo, Fúria sufoca time costarriquenho, vira a quinta seleção a bater a marca centenária de gols no torneio e aplica maior goleada de sua história nos Mundiais

Danilo Queiroz
postado em 23/11/2022 14:58
 (crédito: Glyn Kirk/AFP)
(crédito: Glyn Kirk/AFP)

Se a Alemanha vacilou ao perder de virada para o Japão, a Espanha não deu sopa para o azar e largou muito bem na abertura do grupo E da Copa do Mundo. Na tarde desta quarta-feira (23/11), a Fúria esbanjou bom futebol e ganhou da Costa Rica, por 7 x 0, no Estádio Al Thumama, em Doha, no Catar. A boa apresentação representou, ainda, duas marcas históricas para os espanhóis: os gols marcados no triunfo romperam a marca de 100 gols do país em Mundiais e impuseram a maior goleada dos espanhóis no torneio.

A Espanha se tornou apenas a sexta seleção do mundo a conquistar o feito centenário. Único pentacampeão, o Brasil lidera a artilharia, com 229 gols, e rompeu a barreira dos 100 na final da Copa do Mundo de 1970, com tento de Pelé contra a Itália. A Alemanha, com 227, a Argentina, com 137, e a França, com 124, completam o top cinco e o exclusivo grupo de países com tantas bolas nas redes em Mundiais. Agora com 106, a Fúria atingiu o feito na 15ª participação na história.

Baile no primeiro tempo

A luta pelo bicampeonato mundial (o primeiro foi em 2010), inclusive, veio com show no gramado. No primeiro tempo, os espanhóis controlaram completamente o jogo com um toque de bola eficaz. Com a Costa Rica na roda, aos 10 minutos, Gavi deu belo passe por elevação e Dani Olmo abriu o placar. O gol 100 da Espanha nas Copas do Mundo. O lance abriu o caminho para os europeus controlarem completamente a equipe da América Central, pouco efetiva nas tentativas de armar contra-ataque.

Dez minutos depois, o placar foi ampliado. Alba cruzou rasteiro e Asensio, de primeira, venceu o goleiro Keylor Navas. O lance premiou a postura de sufoco dos espanhóis sobre os costarriquenhos. Com 27 minutos, a Fúria ostentava uma posse de bola de 75%. Aos 30, Jordi Alba sofreu pênalti. Com muita categoria, Ferrán Torres deslocou Navas e marcou o terceiro. Sem a necessidade de forças as jogadas e com a melhor apresentação de uma favorita até o momento na Copa, a Espanha deu indícios de que faria mais.

 Spain's midfielder #09 Gavi (L) celebrates scoring his team's fifth goal during the Qatar 2022 World Cup Group E football match between Spain and Costa Rica at the Al-Thumama Stadium in Doha on November 23, 2022. (Photo by Glyn KIRK / AFP)
Spain's midfielder #09 Gavi (L) celebrates scoring his team's fifth goal during the Qatar 2022 World Cup Group E football match between Spain and Costa Rica at the Al-Thumama Stadium in Doha on November 23, 2022. (Photo by Glyn KIRK / AFP) (foto: Glyn Kirk/AFP)

Mais controle espanhol

No segundo tempo, a Espanha seguiu a tendência de atacar apenas para ser fatal. O estilo de ficar com a bola no pé alternando toques rápidos no campo de ataque seguiam deixando a Costa Rica sem rumo em campo. Aos oito, o resultado virou goleada. Ferrán Torres brigou contra a marcação, finalizou forte e anotou o segundo gol dele na partida. O domínio absoluto da Fúria seguiu com Luis Enrique utilizando o banco de reservas para colocar fôlego no time. A atitude fez o ritmo seguir alto.

Na metade da etapa final, a Costa Rica tinha a bola no pé somente 16% do tempo. Controlando o desgaste, a Espanha diminuiu o ritmo das ações, mas seguiu jogando bem. Aos 29, um gol histórico. A jovem estrela Gavi chapou da entrada da área e marcou o primeiro dele em Copas do Mundo. No fim do jogo, Morata colocou mais duas bolas na rede e impôs outro registro histórico no jogo: a maior goleada espanhol em Copas. A marca segue o triunfo contra a Bulgária, por 6 x 1, em 1998, na França.

Situação do grupo E

A vitória expressiva ganhou contexto de essencial pelo desenho inicial da chave, considerada o grupo da morte da Copa do Mundo. Os três pontos somados pela Espanha sobre a Costa Rica colocaram os europeus na liderança do grupo. Com saldo de gols inferior, o Japão vem em segundo. Lanterna da chave, a Alemanha vai para o tudo ou nada, no domingo (27/11), às 16h, contra a Fúria. Derrota alemã aliada a um triunfo japonês contra os costarriquenhos, às 7h, decreta a eliminação germânica.

COPA DO MUNDO
Grupo E - 1ª Rodada
Espanha 7 x 0 Costa Rica
Estádio Al Thumama, Doha, Catar

ESPANHA
Unai Simón; Azpilicueta, Busquets (Koke), Laporte e Alba (Álex Balde); Pedri (Soler), Rodri e Gavi; Ferrán Torres (Morata), Dani Olmo e Asensio (Nico Williams).
Técnico: Luis Henrique.

COSTA RICA
Keylor Navas; Carlos Martínez (Waston), Fuller, Óscar Duarte, Calvo e Oviedo; Tejeda, Celso Borges (Aguilera), Bennete (Bryan Ruiz) e Campbell; Contreras (Zamora).
Técnico: Luis Fernando Suárez

Gols: Ferrán Torres (2), Morata (2), Dani Olmo, Asensio e Gavi (Espanha)
Cartões amarelos: Calvo (Costa Rica)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação