COPA DO MUNDO

Lesão no tornozelo deixa pendente a sequência de Neymar no Mundial

Camisa 10 da Seleção Brasileira precisou ser substituído antes do apito final da vitória por 2 x 0 sobre a Sérvia. Entre o inchaço, o choro e a incerteza, o craque viverá 48h decisivas

João Vítor Marques
Marcos Paulo Lima - Enviados especiais
postado em 24/11/2022 20:06
 (crédito: Giuseppe Cacace/AFP)
(crédito: Giuseppe Cacace/AFP)

Lusail — Enquanto Richarlison exorcizava a maldição da camisa 9 na Copa do Mundo, uma imagem ressuscitava traumas na Seleção Brasileira, Neymar deixou o jogo com o tornozelo inchado. No elevador em que a reportagem descia para a zona mista, o setor destinado a entrevistas com os jogadores, um integrante da comissão técnica foi questionado por um interlocutor se Neymar preocupava. A resposta foi segura, assertiva. “Não preocupa. Já começou fazer gelo”, resumiu.

Em seguida, um discreto cochicho na saída antes da despedida indicava um cenário mais complexo: a necessidade de um exame nas próximas 48 horas para avaliar a gravidade. A situação preocupa. Neymar deixou o Mundial em 2014 nas quartas de final lesionado. Chegou à Rússia em 2018 recém-recuperado de outra contusão e teve o desempenho afetado.

Em meio ao suspense e a um certo conflito de informações, o médico Rodrigo Lasmar esclareceu a situação do camisa 10. “O Neymar teve uma entorse no tornozelo direito, o lance visto na televisão fica bem claro, foi um trauma direto. O joelho do jogador da Sérvia fez um movimento ocasionando a entorse. Apresentou inchaço, iniciamos tratamento imediatamente no banco. Ele seguiu em tratamento na fisioterapia e agora é aguardar 24h, 48 para ter uma ideia mais clara”, disse o ortopedista.

O médico acrescentou: “Não existe exame de imagem marcado. Caso exista necessidade, faremos. Vai ser decidido à medida que ele for avaliado amanhã (sexta), provavelmente. A expectativa é de observação, qualquer coisa agora sobre a evolução e a sequência dele é prematura, ainda não temos nenhuma resposta e é importante aguardar”, acrescentou.

Neymar passou pela zona mista com fone dourado de ouvido ouvindo música, sem falar. Apenas acenava negativamente com o dedo indicador apontado para baixo rente à coxa esquerda. Usava chinelo e uma meia especializada na aceleração da recuperação de lesões. Ajudava também a esconder o inchaço flagrado por imagens exclusivas da TV Globo.

Antes, fisionomias assustadas passaram pela zona mista em clima de tensão. “O Neymar é um atleta que sempre sofre muitos golpes nos jogos, então torcemos para ele se recuperar o mais rápido possível, sabemos da importância que ele tem na Seleção. Não sabemos o que aconteceu, mas toda energia positiva para ele voltar logo. Ele tava conversando com os doutores, não cheguei a conversar com ele ainda”, afirmou Antony, substituto do craque no fim da etapa final.

Neymar foi o principal alvo da Sérvia na partida, mas Antony ponderou sobre a postura adversária. “Foi um jogo normal, jogo duro. Copa é isso, temos que estar preparados para isso, principalmente mentalmente, como o professor sempre fala. Faz parte do jogo”, minimizou.

O volante Fred também estava com o semblante preocupado. "Nem fomos para o vestiário, viemos direto do campo. Torcemos para que não seja nada, que ele se recupere rapidamente e esteja em campo no próximo jogo, porque ele é muito importante para a nossa equipe", disse.

Danilo também mostrou preocupação com o companheiro. “Espero que ele volte o mais rapidamente possível porque Neymar é Neymar”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação