COPA DO MUNDO

Portugal vence Uruguai e confirma classificação para as oitavas de final

Com dois gols de Bruno Fernandes, time lusitano mantém os 100% de aproveitamento e se junta a Brasil e França no mata-mata da Copa. Jogo teve invasão de torcedor com a bandeira da causa LGBTQIA+

Danilo Queiroz
postado em 28/11/2022 18:06 / atualizado em 28/11/2022 18:16
 (crédito: Kiriil Kudryavtsev/AFP)
(crédito: Kiriil Kudryavtsev/AFP)

Portugal é o terceiro país classificado de forma antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar-2022. Nesta segunda-feira (28/11), o time lusitano fez um jogo de altíssimo nível contra Uruguai, no Estádio Icônico de Lusail, pela segunda rodada do grupo H, e conseguiu carimbar o passaporte para o mata-mata do torneio internacional com uma vitória consistente, por 2 x 0.

Além dos portugueses, apenas França e Brasil cumpriram o dever de casa de forma tão antecipada. Os três países venceram as duas primeiras partidas na Copa do Mundo e não podem mais ser ultrapassados pelos adversários. No caso português, a estreia teve uma suada vitória contra Gana, por 3 x 2. O triunfo desta segunda-feira (28/11) contra os uruguaios manteve os 100% de aproveitamento.

A confirmação da vaga lusitana no mata-mata da Copa do Mundo, inclusive, tem nome e sobrenome: Bruno Fernandes. Em noite inspiradíssima, o camisa oito de Portugal foi o responsável pelos dois gols da partida. Ambos saíram no segundo tempo e o definitivo saiu em cobrança categórica de pênalti, quando o Uruguai era melhor e ameaçava o resultado português.

O jogo anda teve um caso externo. Um torcedor não identificado entrou em campo durante o primeiro tempo segurando uma bandeira em apoio à causa LGBTQIA+, com as cores do arco-íris. Rapidamente, seguranças da organização contiveram o homem no gramado, que derrubou a bandeira no gramado. O objeto foi recolhido pelos funcionários do estádio. De acordo com as regras do Catar, é proibido fazer manifestações que instiguem ou induzam apoio aos direitos do grupo social.

No primeiro tempo, os uruguaios e os portugueses apresentaram bastante movimentação no gramado do Lusail. As melhores chances do time luso saíram dos pés de Cristiano Ronaldo e João Félix. Fiel ao seu estilo de jogar nos contra-ataques, o Uruguai deixou a bola com os adversários e teve uma grande chance com Betancur, aos 31 minutos. Mas, de frente para o goleiro Diogo Costa, ele desperdiçou a oportunidade de abrir o placar.

O segundo tempo foi melhor para Portugal. E, aos oito minutos, Bruno Fernandes começou a brilhar. Ele tentou cruzamento para Cristiano Ronaldo, mas a bola passou e morreu no fundo da rede. Precisando do resultado, o Uruguai se lançou ao ataque, mas parou em Diego Costa. Na melhor chance, Maxi Gómez parou no travessão. No fim, os portugueses garantiram o triunfo, de pênalti, com Bruno Fernandes. O camisa oito ainda acertou a trave na última grande chance.

COPA DO MUNDO
Grupo H - 2ª rodada
Portugal 2 x 0 Uruguai
Estádio Icônio de Lusail, Lusail, Catar

PORTUGAL
Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro); William Carvalho (João Palhinha), Rúben Neves (Rafael Leão), Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos) e João Félix (Matheus Nunes).
Técnico: Fernando Santos

URUGUAI
Rochet; Coates, Godín (Pellistri) e José Giménez; Varela, Vecino (Arrascaeta), Betancur, Valverde e Mathías Olivera (Viña); Darwin Núñez (Maxi Gómez) e Cavani (Luís Suárez).
Técnico: Diego Alonso

Gols: Bruno Fernandes (2)
Cartões amarelos: Rúben Dias, Rúben Neves e João Félix (Portugal); Mathías Olivera e Betancur (Uruguai)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação