Copa do Mundo

Tite deve rodar elenco do Brasil e testar quem ainda não jogou na Copa

Com a Seleção Brasileira classificada às oitavas de final no Catar, comissão técnica tende a dar descanso aos atletas mais desgastados no jogo contra Camarões

João Vítor Marques - Enviado especial ao Catar
postado em 29/11/2022 10:55 / atualizado em 29/11/2022 10:58
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Doha — Já classificada, a Seleção Brasileira deverá ter caras novas no jogo contra Camarões, o último da fase de grupos da Copa do Mundo. O técnico Tite usou 19 dos 26 convocados (73% do elenco) nas duas primeiras partidas e tende a dar oportunidade a quem ainda não entrou em campo no Catar.

Os goleiros Ederson e Weverton, o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Bremer, o volante Fabinho, o meia Everton Ribeiro e o centroavante Pedro aguardam a chance de estrear no Mundial. Ao menos alguns deles devem enfrentar Camarões nesta sexta-feira (2), em Lusail, justamente para descansar os titulares às vésperas do mata-mata.

“Tem toda uma reavaliação física e fisiológica, como é o padrão, para aí sim pensar no próximo adversário”, disse o auxiliar César Sampaio, em entrevista após a vitória por 1 a 0 sobre a Suíça nessa segunda-feira (28).

Na contramão dos que ainda não jogaram, outros estiveram em campo durante todo o tempo nas duas primeiras rodadas, diante de Sérvia e Suíça. São os casos do goleiro Alisson, dos zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, além do volante Casemiro - autor do gol salvador na vitória contra a Suíça.

Apesar do despiste da comissão técnica, os próprios jogadores acenaram para a possibilidade do descanso. “É difícil falar em poupar, mas obviamente pode provar outros jogadores que ainda não jogaram ou que jogaram menos minutos. Tenho certeza que em qualquer troca os jogadores vão fazer o seu melhor”, avaliou o lateral-esquerdo Alex Sandro, substituído no segundo tempo da partida contra a Suíça após acusar cansaço.

A opinião foi corroborada pelo capitão do time, Thiago Silva. “No tempo de hoje, temos coisas que influenciam muito em termos de recuperação. Se jogarmos o próximo jogo, o seguinte, nas oitavas, terá um tempo menor de recuperação. Temos que pensar nisso, mas a comissão está ciente para chegarmos bem”, declarou o experiente defensor de 38 anos.

A partida contra a seleção africana é importante para definir o caminho brasileiro no mata-mata do Mundial. Se ao menos empatar, o Brasil assegura a liderança e, teoricamente, enfrentará um adversário mais fraco nas oitavas de final. Se perder, por outro lado, pode acabar na segunda colocação e rivalizar com o líder do Grupo H no primeiro duelo eliminatório.

Brasil e Camarões se enfrentam na sexta-feira, a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Icônico de Lusail, palco da final.

Quem não jogou

Ederson
Weverton
Daniel Alves
Bremer
Fabinho
Everton Ribeiro
Pedro

Quem jogou o tempo todo

Alisson
Marquinhos
Thiago Silva
Casemiro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação