COPA DO MUNDO

Estados Unidos ganham do Irã e avançam; rival nas oitavas será a Holanda

Pela quarta vez recorrendo ao "jeitinho americano" de vencer apenas um jogo na fase de grupos para chegar ao mata-mata, US Team fez uma partida consistente contra os iranianos para carimbar o segundo lugar da chave B

Danilo Queiroz
postado em 29/11/2022 18:02 / atualizado em 29/11/2022 18:03
 (crédito: Kirill Kudryavtsev/AFP)
(crédito: Kirill Kudryavtsev/AFP)

O jeito americano de jogar uma Copa do Mundo surtiu efeito novamente no Catar. Repetindo o modus operandi das campanhas de 2006, 2010 e 2014, os Estados Unidos precisaram de apenas uma vitória nos três jogos da fase de grupos para chegarem às oitavas de final da edição de 2022. Nesta terça-feira (29/11), o US Team enfrentou o Irã, no Estádio Al Thumama, em Doha, em confronto direto pela classificação. A vaga e a segunda posição do grupo B foram carimbadas com uma vitória consistente, por 1 x 0.

O resultado garantiu a sétima participação dos americanos em um mata-mata de Copa do Mundo. A melhor campanha da equipe foi no primeiro mundial, em 1930, no Uruguai. Na ocasião, o torneio era mais enxuto, com 13 seleções, e os EUA chegaram em terceiro. No formato moderno de disputa, com 32 equipes, foram outras quatro classificações: quartas de final de 2002 e oitavas em 2010 e 2014. A meta do jovem grupo estadunidense, agora, é ir além e ser uma das surpresas da competição.

Para isso, os Estados Unidos terão que superar um rival de bastante peso e tradição. Nas oitavas de final da edição do Catar, os americanos vão medir forças contra a Holanda. A Laranja Mecânica chega como favorita após realizar a melhor campanha e terminar a primeira fase da Copa do Mundo na liderança do grupo A, com sete pontos. A partida está marcada para sábado (3/12), às 12h, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, e será a primeira eliminatória da competição da Fifa.

Para garantir o direito de enfrentar os holandeses no mata-mata, os americanos fizeram uma partida absoluta contra o Irã. No primeiro tempo, os EUA tiveram maior posse de bola e não sofreram nenhuma finalização. As chegadas iniciais foram em cabeceios fracos de Pulisic e Weah. Aos 37, o gol, enfim, saiu. Dest colocou na área e Pulisic, desta vez, escorou bem para inaugurar o placar. Nos acréscimos, Weah chegou a ampliar, mas o lance foi anulado corretamente por impedimento.

A vantagem de empatar para avançar fez o Irã se soltar mais no segundo tempo. O time asiático, porém, pecava no momento de definir as jogadas. Ghoddos e Ezatolahi finalizaram perto do gol. Os americanos, por sua vez, também tiveram chances claras de ampliar. Sargent paro no goleiro Beiranvand. Na tentativa de realizar um abafa, os iranianos colocaram dois centroavantes em campo. As bolas alçadas na área até levaram susto com Pouraliganji mandando perto, mas não houve tempo para a reação ser consumada.

Com o segundo time mais jovem da Copa do Mundo — os 25,6 anos de média dos 26 convocados perdem apenas para os 25,3 de Gana —, os Estados Unidos chegam com bastante fôlego para o mata-mata. A classificação para a etapa da edição do torneio, inclusive, é uma boa notícia para a geração de jogadores norte-americanos visando a próxima edição do torneio. Em 2026, o US Team será um dos anfitriões do Mundial, compartilhando a organização com México e Canadá.

COPA DO MUNDO
Grupo B - 3ª Rodada
Irã 0 x 1 Estados Unidos
Estádio Al-Thumama, Al-Rayyan, Catar

IRÃ
Beiranvand; Rezaeian, Majid Hosseini, Pouraliganji e Mohammadi (Karimi); Nourollahi (Torabi), Ezatolahi, Gholizadeh (Ansarifard) e Hajsafi (Jalali); Taremi e Azmoun (Ghoddos).
Técnico: Carlos Queiroz

ESTADOS UNIDOS
Turner; Dest (Moore), Carter-Vickens, Ream e Robinson; Adams, Musah e McKennie (Acosta); Pulisic (Aaronson), Weah (Zimmerman) e Sargent (Wright).
Técnico: Gregg Berhalter

Gols: Pulisic (EUA)
Cartões amarelos: Majid Hosseini e Kanaani (Irã); Adams (EUA)
Arbitragem: Antonio Mahoz (Espanha)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação