Copa do Mundo

Copa do Mundo: o que cada seleção do Grupo E precisa para ir às oitavas

Japão, Espanha, Costa Rica e Alemanha entram em campo, nesta quinta-feira (1º/12), às 16h, em busca de classificação às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar

Maicon Costa - Especial para o Superesportes
postado em 30/11/2022 19:39 / atualizado em 30/11/2022 19:44
 (crédito: Glyn Kirk/AFP)
(crédito: Glyn Kirk/AFP)

O único grupo da Copa do Mundo do Catar com duas seleções campeãs mundiais pode terminar com ambas eliminadas. Japão x Espanha e Costa Rica x Alemanha definirão as duas classificadas para as oitavas de final numa chave onde todas as equipes têm chances de avançar.

Os jogos do Grupo E acontecem amanhã, quinta-feira (1°/12), às 16h (horário de Brasília). Saiba o que cada seleção do grupo precisa para passar de fase.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Japão x Espanha

Na partida entre Japão e Espanha, a seleção que sair vitoriosa estará garantida na próxima fase. Ambas as equipes estrearam na Copa ganhando, mas tropeçaram na segunda rodada e isso fez com que chegassem à rodada final em uma situação menos tranquila.

Situação do Japão

Após surpreender a Alemanha na primeira rodada e vencer por 2 a 1, a seleção do Japão acabou tropeçando diante da Costa Rica, num jogo que valeria sua classificação antecipada às oitavas. Agora, os japoneses terão que ganhar da Espanha para garantir a vaga na próxima fase sem depender de outros resultados.

Se houver empate em sua partida, o Japão precisará torcer para que Costa Rica x Alemanha também fique empatado ou que os alemães vençam e não consigam tirar a diferença nos critérios de desempate. Se perderem, os japoneses estarão eliminados.

Situação da Espanha

Líder de seu grupo, a Espanha tem uma situação um pouco mais tranquila que a do Japão e se classifica em caso de vitória ou empate. Ganhando, garante a primeira colocação do Grupo E.

Se perder, a Espanha precisará torcer para um empate entre Costa Rica e Alemanha, ou que os alemães vençam e não consigam tirar a diferença de oito gols de saldo.

Costa Rica x Alemanha

Com um início irregular na competição, Costa Rica e Alemanha ainda sonham com a continuidade na Copa do Mundo, mas precisarão fazer a sua parte. Nesse jogo, vencer é ainda mais primordial.

Situação da Costa Rica

Após perder de 7 a 0 para a Espanha na estreia, a maior goleada da Copa do Mundo até aqui, a Costa Rica do goleiro Keylor Navas sabe que precisa resolver sua situação na pontuação, visto que em caso de necessidade de aplicação dos critérios de desempate, sai muito atrás dos rivais.

Se vencer a Alemanha, a Costa Rica estará classificada, independentemente dos resultados da partida entre Japão e Espanha, sendo que nesse cenário, se no outro jogo houver empate, os costarriquenhos passam em primeiro do grupo.

Em caso de empate com a Alemanha, a Costa Rica precisará torcer para o Japão perder sua partida. Se perderem, os costarriquenhos estarão eliminados.

Situação da Alemanha

Com um ponto conquistado em dois jogos, mesmo se vencer sua partida a Alemanha não dependerá só de si para classificar. Caso consiga bater a Costa Rica existirão três cenários para os alemães continuarem no Catar.

O primeiro deles é uma vitória espanhola na outra partida, que classificaria a Alemanha. O segundo, um empate, faria com que os alemães precisassem superar o Japão nos critérios de desempate. Em caso de vitória japonesa, a equipe de Manuel Neuer precisaria tirar uma diferença de oito gols de saldo para passar e eliminar a Espanha.

Se empatar ou perder para a Costa Rica, a Alemanha estará eliminada de Copa do Mundo na fase de grupos pela segunda edição consecutiva.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação