COPA DO MUNDO

Conheça a árbitra brasileira que fará parte do 1º trio feminino na Copa

Neuza Back será auxiliar no primeiro trio de arbitragem totalmente feminino da história da Copa do Mundo masculina, na partida entre Costa Rica e Alemanha, nesta quinta-feira (1°/12)

Luísa Mariana Moura*
postado em 01/12/2022 09:49 / atualizado em 01/12/2022 10:40
 (crédito:  Liamara Polli/CBF)
(crédito: Liamara Polli/CBF)

A árbitra auxiliar Neuza Back, de 38 anos, nascida em Santa Catarina, fará história na Copa do Mundo do Catar. Back integrará o primeiro trio de arbitragem totalmente feminino em uma Copa do Mundo masculina, na partida entre Costa Rica e Alemanha, nesta quinta-feira (1°/12), no estádio Al Bayt.

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

É a primeira vez na história da Copa do Mundo que a Fifa escala um trio feminino para trabalhar em campo durante partida oficial. A auxiliar também foi uma das pioneiras ao integrar a primeira equipe totalmente feminina a atuar no Mundial de Clubes da Fifa e na Libertadores.

Back iniciou na arbitragem em 2008 após a conclusão do curso e estreou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense. Devido ao destaque foi chamada para trabalhar em jogos da Série A do Brasileirão masculino, já no ano de 2009. Back entrou no quadro de árbitros assistentes da Fifa em 2014 e trabalhou no Mundial de Clubes de 2020 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em 2021, Neuza realizou seu 100º jogo como auxiliar na Série A de 2020 do Campeonato Brasileiro e recebeu uma homenagem em campo. O gesto aconteceu na sua 106º partida no Brasileirão, em sua terra natal Santa Catariana.

  • Neuza Back recebeu homenagem por 100 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro Liamara Polli/CBF

NA COPA DO MUNDO 

Na partida entre Costa Rica e Alemanha, pela terceira rodada da fase de grupos que vale vaga nas oitavas de final, a brasileira atuará como uma das bandeirinhas. A francesa Stéphanie Frappart será a árbitra do duelo, e terá a companhia da mexicana Karen Diaz, que também vai trabalhar como assistente.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Acompanhe mais notícias sobre a Copa do Mundo do Catar 2022 na página especial do Correio Braziliense.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação