COPA DO MUNDO

Atuações: veja como se saíram os jogadores do Brasil contra Camarões

Esquadrão canarinho dominou a partida, mas não conseguiu furar o bloqueio africano na última partida pela fase de grupos. Falta de capricho impactou na derrota por 1 x 0

Victor Parrini
postado em 02/12/2022 18:09 / atualizado em 02/12/2022 18:19
 (crédito: Lucas Figueiredo/CBF)
(crédito: Lucas Figueiredo/CBF)

Os reservas da Seleção Brasileira tentaram, mas não conseguiram furar o bloqueio de Camarões, nesta sexta-feira (2/12), no último jogo pela fase de grupos da Copa do Mundo Qatar-2022. Tite e seus comandados tiveram maior volume de jogo e ditaram o ritmo da partida no Estádio Icônico de Lusail, mas não fizeram o suficiente para marcar gols e evitar a derrota por 1 x 0, com gol de Aboubakar nos minutos finais. 

O setor ofensivo canarinho criou as principais chances de gol. Um dos 16 novatos de Tite no Catar, Gabriel Martinelli foi um dos destaques. Jogando pela direita, incomodou a defesa camaronesa e quase marcou um golaço em chute colocado no segundo tempo. Lá trás, o goleiro Ederson foi seguro durante toda a partida, mas após contra-ataque puxado aos 47 minutos, Aboubakar apareceu para vazar a defesa verde-amarela pela primeira vez na Copa do Mundo. 

Veja a nota para a atuação dos jogadores:

Ederson — Nota: 7,0
Deu conta do recado quando foi acionado e evitou problemas maiores, principalmente no primeiro tempo. Justificou o rótulo de um dos melhores goleiros do mundo. No lance do gol, foi pego de surpresa pelo buraco na zaga e nada pôde fazer. 

Daniel Alves — Nota: 6,5
Capitão e jogador mais velho a defender o Brasil em Mundiais, fez o básico e não comprometeu defensivamente. Com a bola, tentou articular pelo meio, mas não foi efetivo.

Militão — Nota: 5,5
Após a atuação pela lateral direita na partida contra a Suíça, retornou à zaga e manteve a regularidade na maior parte do jogo. Contribuiu com a saída de bola de qualidade e evitou complicações na partida. No final, pecou no posicionamento que resultou no gol camaronês.

Bremer — Nota: 5,5
Não sentiu o peso de uma estreia em Copa do Mundo. Ao lado de Militão, foi seguro, mas teve falta de atenção no lance do gol de Aboubakar.

Alex Telles — Nota: 5,5
Assumiu o posto do lesionado Alex Sandro e, defensivamente, supriu a ausência do companheiro. No ataque, não contribuiu como o esperado. Deixou o campo mais cedo e aos choros após lesão.

Fred — Nota: 6,0
Ganhou de última a hora a titularidade na posição de Bruno Guimarães. Seguiu firme na marcação e tentou dar opções no ataque no primeiro tempo. Na etapa final, não contribuiu com afinco e foi substituído.

Fabinho — Nota: 6,5
Sombra de Casemiro, foi uma das principais peças na partida. Solidez defensiva, com uma marcação agressiva, evitou avanços dos africanos.

Rodrygo — Nota: 6,5
Mostrou, mais uma vez, que consegue desempenhar a função de Neymar como o articulador das jogadas. Movimentação e distribuição de jogo foram as principais colaborações.

Gabriel Martinelli — Nota: 7,5
Foi o destaque da última exibição brasileira na fase de grupos. A qualidade nos dribles, a velocidade e o poder de finalização chamaram a atenção. Criou chances pela esquerda e quase anotou um golaço em chute colocado.

Antony — Nota: 6,5
Fazendo o papel de Raphinha pela direita, foi um dos responsáveis pela aceleração do jogo do brasileiro. Encontrou bons lançamentos para Martinelli e comprovou que pode ser uma das peças ofensivas para o mata-mata.

Gabriel Jesus — Nota: 6,0
Homem de referência do Brasil no ataque, finalizou somente uma vez na partida e manteve o jejum de gols em Copas. Os passes certeiros no campo ofensivo e a movimentação para a infiltração dos companheiros foram as principais ajudas.

Tite — Nota: 6,5
Escalou uma equipe reserva, mas bastante ofensiva para confirmar a liderança da chave. Os novatos foram importantes e quase fizeram a diferença. Substituições na etapa final oxigenaram a equipe, mas não resultaram nos três pontos.

Reservas

Marquinhos — Nota: 6,0
Entrou no lugar do lesionado Alex Telles e cumpriu com êxito o papel improvisado no setor canhoto da defesa. A grande "falha" veio no gol, quando não conseguiu conter o avanço do contra-ataque africano.

Everton Ribeiro — Nota: 6,0
Substituiu Rodrygo e chamou para si a responsabilidade da criação de jogadas na etapa final. Deu bons passes e encontrou espaços, que não foram aproveitados pelos companheiros.

Bruno Guimarães — Nota: 5,0
Herdou a posição de Fred. As características mais ofensivas contribuíram para um Brasil mais ofensivo. Mesmo assim, falhou no momento das finalizações. 

Pedro — Nota: 5,5
Jogou 30 minutos e fez a estreia na Copa do Mundo. Se movimentou bem e quase foi feliz em lance de Raphinha pela direita.

Raphinha — Nota: 6,5
Foi escolhido por Tite para cumprir o papel de Antony pela ponta direita. Mostrou serviço e criou oportunidades, uma delas desperdiçada por Bruno Guimarães.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação