COPA DO MUNDO

Pode chamar de Luzebras: Brasil perde para Camarões e vê cair tabu africano

Reserva, desfigurado, bagunçado e confuso, Brasil perde pela primeira vez na história dos mundiais para adversários africanos. Aboubakar decide jogo, mas não tira primeiro lugar da Seleção, que terá Coreia do Sul como rival nas oitavas

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 02/12/2022 18:06 / atualizado em 02/12/2022 18:11
 (crédito: Jewel Samad/AFP)
(crédito: Jewel Samad/AFP)

Lusail — O estádio chama-se Lusail, mas, sim, você pode rebatizá-lo de Luzebras. Depois da Arábia Saudita derrotar a Argentina no palco da final da Copa, Camarões entra para a história como a primeira seleção africana a derrotar o Brasil na história dos mundiais em uma noite de vexame dos comandos de Tite. O técnico poupou titulares, apostou nos reservas e encerrou a partida com um time totalmente desfigurado, confuso e impotente na derrota por 1 x 0.

Tite trouxe nove atacantes para a Copa do Mundo, usou todos eles na fase de grupos, mas apenas um teve capacidade para colocar a bola na rede em 270 minutos: Richarlison. Substituído por Gabriel Jesus na vitória contra a Suíça e poupado diante de Camarões, o Pombo viu, do banco, um festival de incompetência protagonizado diante de 85.986 torcedores.

A campanha pálida, marcada por muitas contusões, improvisos emergenciais e o fim da invencibilidade contra africanos confirmou o primeiro lugar no Grupo G, porém, não passa a mínima confiança para o mata-mata. O primeiro deles contra Coreia do Sul, na segunda-feira, às 16h, no Estádio 974. Tite acumula problemas. O ataque não é confiável. O departamento médico não para de encher. Enquanto Neymar, Danilo e Alex Sandro correm contra o tempo para receber alta, Alex Telles deu entrada no plantão médico.

Sem ele, o Adenor precisou colocar Marquinhos na lateral esquerda. Versátil, o beque do PSG se saiu bem.
Longe de ser empolgante, o Brasil não consegue encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento pela terceira Copa do Mundo consecutiva. A última vez que a Seleção ganhou os três jogos faz tempo, em 2006, na Alemanha. Em 2010, 2014 e 2018 alcançou sete pontos. O desempenho é pior nesta temporada. A Seleção fecha com seis pontos.

A melhor opção ofensiva do Brasil no primeiro tempo foi Antony. Liso, leve e solto, o atacante partiu para cima da defesa de Camarões. A primeira chance de gol começou na direita em uma trama de Daniel Alves e Fred. O volante cruzou em diagonal e achou Gabriel Martinelli de frente para o gol. O ponta do Arsenal finalizou de cabeça e o goleiro Epassy mandou para escanteio. Rodrygo cobrou na medida para Gabriel Jesus, porém o centroavante finalizou por cima do gol.

Em retaliação, Camarões passou a investir nas ações ofensivas nas costas de Daniel Alves. Em uma delas, o goleiro Ederson teve se esticar todo para evitar uma finalização que tinha o endereço das redes. O Brasil respondeu com duas cobranças de falta desperdiçadas na entrada da grande área. Rodrygo não superou a barreira. Na outra, faltou pontaria a Daniel Alves.

Sem penetração, o Brasil passou a viver das finalizações dos pontas. Antony e Gabriel Martinelli tentaram, mas o goleiro Epassy estava sempre atento. Ederson também do outro lado. O reserva de Alisson protagonizou uma intervenção cinematográfica depois da cabeçada de Mbeumo. Ele testou forte em direção ao gol e viu o goleiro do Manchester City espalmar a bola para fora.

O Brasil encerrou a fase de grupos sem balançar a rede no primeiro tempo. Após decidir as partidas contra Sérvia e Suíça na etapa final, voltou do intervalo tomando sufoco de Camarões. Aboubakar assustou em um chute cruzado. Gabriel Jesus respondeu com um chute abafado por Epassy. Em meio ao toma-lá-dá-cá, o Brasil voltou a viver um drama nas laterais.

Como se não bastasse ter perdido os titulares Danilo e Alex Sandro na primeira fase, o reserva Alex Telles caiu de mau jeito em uma cobrança de escanteio e deixou o campo chorando. Sem opções no banco, Tite colocou o zagueiro Marquinhos para tomar conta do setor e mexeu por atacado no time em busca do gol. Aproveitou, ainda para trocar Rodrygo por Everton Ribeiro e sacou Fred para a entrada de Bruno Guimarães. Insatisfeito, tirou Jesus para entrada de Pedro.

Obrigado a vencer, Camarões colocou Ederson para trabalhar. Ntcham esbarrou na defesa, o ponto forte da Seleção na fase de grupos. Apenas o Brasil não havia sido vazado na Copa, mas o tabu caiu quando Aboubakar recebeu cruzamento na medida de Mbekeli e cabeceou entre os zagueiros do Brasil para decretar a vitória dos Leões Indomáveis no Lusail. Ops, Luzebras.

Copa do Mundo
Grupo G - 3ª rodada
Camarões 1 x 0 Brasil
Estádio Icônico de Lusail, Lusail, Catar

CAMARÕES
Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Toko Ekambi), Ngamaleu (Mbekeli) e Choup-Moting; Aboubakar.
Técnico: Rigobert Song

BRASIL
Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Antony, Rodrygo (Éverton Ribeiro) e Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus (Pedro).
Técnico: Tite

Gol: Aboubakar
Cartões amarelos: Fai, Tolo e Kunde (Camarões) | Éder Militão, Bruno Guimarães (Brasil)
Público: 85.986 pagantes
Árbitro: Ismail Elfath (Marrocos)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação