COPA DO MUNDO

Neymar se junta a Pelé e Ronaldo ao marcar gol na terceira Copa da carreira

Gol de pênalti na vitória contra a Coreia do Sul fez o camisa 10 entrar na lista ao lado de Pelé, que marcou em quatro Copas, e Ronaldo, outro a colocar a bola na rede em três edições

Danilo Queiroz
postado em 05/12/2022 18:23 / atualizado em 05/12/2022 18:23
 (crédito: Manan Vatsyayana/AFP)
(crédito: Manan Vatsyayana/AFP)

O gol de pênalti marcado por Neymar aos 10 minutos do primeiro tempo na goleada da Seleção Brasileira, por 4 x 1, sobre a Coreia do Sul não foi importante apenas no contexto da classificação tupiniquim para enfrentar a Croácia nas quartas de final. A bola na rede representou um feito histórico também para o camisa 10. Ao marcar na terceira Copa do Mundo da carreira, o atacante se juntou a Pelé e Ronaldo como únicos jogadores do país a protagonizarem tal feito.

A relação entre Neymar e os gols na Copa do Mundo começou em 2014, na edição disputada no Brasil. Naquela ocasião, o camisa 10 marcou quatro vezes na campanha da quarta colocação. Quatro anos depois, na Rússia, mesmo em meio a críticas, o atacante deixou a marca dele em duas partidas. O primeiro do jogador na caminhada no Catar veio com a habitual categoria em cobrança de pênalti diante da Coreia do Sul.

Maior artilheiro da Seleção Brasileira em Mundiais com 15 gols e bicampeão do torneio, Ronaldo fez gols nas edições de 1998 (quatro), 2002 (oito) e 2006 (três). Nesta última, o camisa nove se isolou como o jogador com mais bolas na rede no torneio, marca batida em 2014 pelo alemão Miroslav Klose, que tem 16. Único atleta do planeta tricampeão da competição, Pelé deixou as marcas dele 12 vezes em quatro participações: 1958 (seis), 1962 (um), 1966 (um) e 1970 (quatro).

A meta de Neymar, agora, é repetir outro feito dos ídolos e terminar a Copa do Mundo com a taça de campeão. "Com certeza, chegou a hora de ir mais longe. A gente sonha com o título, mas temos que ir passo a passo. Foi o quarto jogo hoje, faltam três. Estamos muito preparados, com a cabeça focada para conseguir esse título", disse o atacante, que parou nas semifinais na edição de 2014 e nas quartas de final, em 2018.

O gol também representa alívio para Neymar. O camisa 10 da Seleção Brasileira se lesionou na partida de estreia, contra a Sérvia, e ficou fora dos outros compromissos tupiniquins na fase de grupos contra Suíça e Camarões. Em uma verdadeira corrida contra o tempo, se dedicou nos processos de recuperação para ficar em condições de jogar nas oitavas de final contra a Coreia do Sul. Missão cumprida com boa atuação e mais uma marca importante com a amarelinha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação