A Era Digital também veio para mudar a maneira como a população acompanha os esportes. Em meio à Copa do Mundo Qatar-2022, é comum ouvir perguntas como “onde passará o jogo do Brasil?”. Questionamentos como esse já não são mais respondidos com um canal de TV na ponta da língua. Agora, as plataformas de streaming também entraram na parada e buscam cada vez mais espaço para adquirir os direitos de transmissão dos principais eventos esportivos do planeta.
Enquanto a Amazon Prime Video transmite a NBA e Copa do Brasil, a HBO Max leva aos torcedores as emoções do melhor futebol do mundo com a Liga dos Campeões, a Netflix, uma das gigantes do mercado cinematográfico, ainda não tem uma grande disputa para chamar de sua. O maior empecilho não são os valores. Afinal, dinheiro não é problema para a queridinha dos usuários de streaming.
Contratos de direitos de transmissão são, majoritariamente, costurados por longos anos, o que dificulta a aquisição dos principais eventos esportivos. A Netflix, porém, promete esforços para entrar de vez no mundo do esporte. A plataforma pretende investir 17 bilhões de dólares na aquisição de direitos autorais para transmissões ao vivo.
Internamente, a aquisição dos direitos esportivos é vista como uma cartada em meio ao descontentamento dos usuários por na atualização dos planos oferecidos. A queda nos números de assinantes pode ser compensada com a ampliação no cardápio da empresa. O cofundador da Netflix, Reed Hastings, revelou recentemente que obter eventos da área está entre as prioridades da empresa a curto prazo.
"Há alguns anos, os direitos (de transmissão) da Fórmula 1 estavam à venda. Naquela época, não estávamos entre os concorrentes. Hoje, iríamos pensar nessa possibilidade", disse Hastings ao jornal alemão Der Spiegel.
Para o especialista em direito esportivo, Victor Amado, o oferecimento de eventos esportivos em plataformas de streaming pode melhorar a experiência dos usuários. “É uma realidade muito próxima e com um grande diferencial. As transmissões por streaming serão em altíssima resolução, podendo alcançar o 5k, com maior qualidade nas imagens e som do espetáculo esportivo”, ressalta.
“Os canais de TV aberta devem continuar com as transmissões de determinadas competições esportivas, sendo o streaming uma nova opção de experiência ao consumidor brasileiro”, complementa.
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