COPA DO MUNDO

Neymar iguala números de gols de Pelé com gol contra a Croácia

O atacante brasileiro balançou as redes 77 vezes pela Amarelinha, a mesma quantidade de gols do Rei Pelé. Marca pode ser quebrada ainda nesta edição da Copa do Mundo

Rayssa Loreen *
postado em 09/12/2022 14:15 / atualizado em 09/12/2022 15:00
 (crédito: Odd Andersen/AFP)
(crédito: Odd Andersen/AFP)

Neymar escreveu mais um capítulo da história com a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (9/12), na prorrogação contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O camisa 10 marcou o 77º gol dele pelo Brasil, - o segundo nesse Mundial — e igualou ao número de gols feitos por Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Ao todo, Neymar atuou em 124 jogos e marcou 77 gols. O Japão é a maior vítima do atacante brasileiro, com nove gols sofridos. Na sequência, aparecem Peru (6) e Estados Unidos (5). O país europeu que mais sofreu com gols de Neymar foi a Croácia, que viu brasileiro marcar quatro vezes na história. 

A primeira vez que Neymar marcou pela Seleção Brasileira foi em 2010, em um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey. Na ocasião, o time verde-amarelo saiu com a vitória por 2 x 0.

Pelé tem menos partidas, porém soma a mesma quantidade de gols que Neymar. O ex-jogador entrou em campo 92 vezes. O Rei do Futebol foi um dos maiores carrascos do Paraguai. Pelé balançou a rede 11 vezes contra os vizinhos sul-americanos. Argentina e Chile sofreram oito gols do ídolo brasileiro cada. Uma das seleções favoritas ao título da Copa do Mundo Qatar-2022 não escapou do Rei. A França tomou seis bolas na rede, três delas na Copa do Mundo 1958 —o único hat-trick do lendário atacante em Mundiais.

Principais artilheiros

Além de Pelé e Neymar, outros nomes também completam a lista de artilheiros da Seleção Brasileira. Ronaldo é o terceiro jogador que mais marcou pela equipe tupiniquim, com 62 gols. Romário (55), Zico (48), Bebeto (40), Rivaldo (35), Jairzinho (35), Ronaldinho Gaúcho (33) e Ademir de Menezes (32) fecham o top 10.

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação