COPA DO MUNDO

Argentina vence a Holanda nos pênaltis e avança para a semifinal

Partida no Estádio Icônico de Lusail foi repleta de emoções. Hermanos chegaram a vencer por 2 x 0, mas cederam o empate e decidiram a classificação com a vitória por 4 x 3 nos pênaltis

Rayssa Loreen *
postado em 09/12/2022 19:04 / atualizado em 09/12/2022 19:47
 (crédito: FRANCK FIFE/ AFP)
(crédito: FRANCK FIFE/ AFP)

Os sonhos da Argentina e de Lionel Messi estão mais vivos do que nunca. Depois de uma partida dramática, com o empate por 2 x 2 no tempo normal e prorrogação, os hermanos conquistaram uma vitória emocionante sobre a Holanda, por 4 x 3, nos pênaltis, para avançarem à semifinal da Copa do Mundo Qatar-2022. O palco da exibição decisiva do camisa 10 não poderia ser outro: o Estádio Icônico de Lusail, que receberá a final em 18 de dezembro. Agora, os sul-americanos se preparam para o confronto com a Croácia, na próxima terça-feira (13/12), às 16h.

O jogo tinha tudo para ser decidido no tempo normal, porém, para o desespero dos torcedores, foi mais uma partida marcada por emoções e reviravoltas. No primeiro tempo, a Argentina contou com um show de Messi para sair na frente da seleção laranja. O ídolo argentino deu um belo passe para Molina que resultou em gol. Na segunda etapa, juiz apitou penalidade máxima e o camisa 10 converteu com tranquilidade. 

Os holandeses demoraram para reagir. No primeiro tempo, o time não conseguiu criar perigo. Na etapa final, porém, os europeus deram um gás final e surpreenderam com o empate que encaminhou o jogo para prorrogação e decisão por pênaltis. Apesar do esforço, a Holanda não conseguiu mudar a realidade da partida. Com a derrota, a Holanda perdeu a invencibilidade de 19 jogos. Além disso, a seleção laranja também ficou atrás no placar pela primeira vez nesta edição da Copa do Mundo. Em todos os jogos, desde a fase de grupos, a Holanda abriu o placar nos duelos. A equipe se despede da Copa depois de uma campanha de quatro vitórias, um empate e duas derrotas.

O jogo

A primeira etapa começou com superioridade argentina, mas não demorou muito para se firmar um duelo parelho. Apesar da intensidade da equipe de Lionel Scaloni, os argentinos não conseguiram balançar a rede adversária ainda no início. Por outro lado, a Holanda demorou para se encontrar em campo e foi incapaz de criar boas oportunidades de gol. Aos 23 minutos, Bergwjin teve a chance de balançar a rede, mas bateu para fora. Quem tirou os zeros do placar foi Molina, quase aos 35 da primeira etapa. Messi foi o responsável por arrancar um contra-ataque e deixar a bola nos pés do camisa 27.

No segundo tempo a Holanda foi insistente e conseguiu o empate nos minutos finais, A primeira chance apareceu aos três minutos da etapa final. O artilheiro Gakpo passou por dois e arriscou, mas Martínez defendeu. A Argentina foi rápida e logo voltou a se impor em campo. Aos 17 minutos, Messi quase ampliou a vantagem argentina. Em cobrança de falta, o camisa 10 chutou forte e deixou a bola esbarrar na rede. Dez minutos depois, juiz apitou penalidade máxima para a equipe argentina e Messi foi para a cobrança mais uma vez. Confiante e tranquilo, Messi bateu forte e o goleiro adversário só viu a bola entrar.

Perto do apito final, a Holanda ficou desesperada por um gol - e conseguiu. A seleção laranja conseguiu diminuir a diferença na contagem com um gol de Weghoest. Aos 37 minutos, o atacante cabeceou e afundou a bola na rede adversária. Buscando o gol de empate, Berguis também teve uma oportunidade logo depois. Ele ficou de frente para o gol e chutou bem, porém a bola saiu desviada. Depois de tanto tentar, Weghoest deixou tudo igual.

O primeiro tempo da prorrogação não teve bola na rede. Holanda e Argentina deixaram evidente o cansaço físico. Postura diferente na segunda etapa. A Argentina fez pressão total e ficou perto de impedir as penalidades. Aos oito, Lautaro recebeu, bateu bem e viu a bola pegar em Van Dijk e sair para escanteio. Menos de um minuto depois, Enzo Fernández chutou forte e quase marcou o terceiro argentino. 

Penalidades mais uma vez

A Holanda começou batendo. Van Djick chutou bem, mas Emiliano Martínez defendeu. Na sequência, Messi bateu tranquilo e converteu o primeiro para a Argentina. O goleiro argentino defendeu o chute de Berghuis e, logo depois, Paredes fez o segundo argentino. Koopmeiners e Montiel converteram as cobranças depois. Weghorst fez para a Holanda. Enzo Fernandez arrematou mal e errou o primeiro dos hermanos. De Jong acertou o quarto. Lautaro Martinez cobrou o último e deixou a Argentina na semifinal da Copa do Mundo no Catar.

Copa do Mundo
Quartas de final
Holanda 2 (3) x (4) 2 Argentina
Estádio Lusail, Lusail (Catar)

Holanda

Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon (Koopmeiners) , Frenkie de Jong e Blind (Luuk de Jong); Bergwijn (Berghuis), Depay (Weghorst) e Gakpo (Lang).
Técnico: Louis van Gaal

Argentina

Emiliano Martínez, Romero (Pezzella), Otamendi e Lisandro Martínez; Molina), Enzo Fernández, De Paul (Paredes), Mac Allister e Acuña (Tagliafico); Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez)
Técnico: Lionel Scaloni

Gols: Molina e Messi (Argentina) e Weghorst (duas vezes para a Holanda)
Cartões amarelos: Acuña, Timberm, Cristian Romero, Lisandro Martínez, Weghorst, Paredes, Otamendi, Van Dijk, Timber, Messim

*Estagiária sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação