NFL

NFL tem rodada extensa e cheia na Semana 15, antes dos jogos do Natal

Com três duelos no sábado, em experimento de calendário, a liga se prepara para conferir interferência de novo formato na ordem da briga pelos playoffs

Paulo Martins*
postado em 15/12/2022 12:00
O Buffalo Bills volta a jogar em casa e pode garantir classificação aos playoffs em caso de triunfo contra o rival de divisão Miami Dolphins, no horário nobre deste sábado (17/12) -  (crédito:  Getty Images via AFP)
O Buffalo Bills volta a jogar em casa e pode garantir classificação aos playoffs em caso de triunfo contra o rival de divisão Miami Dolphins, no horário nobre deste sábado (17/12) - (crédito: Getty Images via AFP)

O momento decisivo da temporada regular da National Football League (NFL) chegou: a Semana 15 se aproxima com uma novidade para o fã da bola oval aproveitar uma das últimas rodadas antes dos playoffs. Neste sábado (17/12), um dia sem tradição de sediar jogos no calendário normal, três jogos movimentam as ações da liga e prolongam os duelos.

Dois deles podem ser fundamentais para a ampliação das vagas na pós-temporada. O Minnesota Vikings, inicialmente, precisa somente de um empate frente ao Indianapolis Colts em sua casa, para passar, pelo menos, ao wild card, primeira etapa eliminatória após as disputas iniciais. Em caso de derrota, o segmento também pode ser conquistado em caso de revés do Detroit Lions contra o New York Jets, no dia seguinte, suficientes para o título divisional da NFC Norte, o que seria o primeiro de todo o campeonato.

No que pode ser chamado “Saturday Night Football”, no horário nobre do último dia desta antepenúltima semana de 2022, o Buffalo Bills pode ser outro a confirmar sua passagem ao mata-mata. Para isto, basta vencer o rival direto Miami Dolphins, em seus domínios, para seguir firme no certame, sendo o primeiro da Conferência Americana a fazê-lo.

O primeiro horário tradicional do domingo (18/12), às 15h, conta com duas possíveis qualificações fora de casa. O Dallas Cowboys vai à Flórida enfrentar o Jacksonville Jaguars, precisando apenas de um empate para seguir à fase seguinte, independentemente de seus rivais de divisão, senão da tabela geral da Conferência Americana. Derrotas de Detroit Lions e Tampa Bay Buccaneers, por si só, também viabilizam essa situação.

O Kansas City Chiefs, por sua vez, depende de uma combinação de resultados, podendo fechar o dia com o título da AFC Oeste. Isto porque seu rival interno, o Los Angeles Chargers, além de uma diferença de três partidas atrás na classificação, é o momentâneo oitavo colocado de sua conferência, o primeiro a não ir aos playoffs. Para se concretizar seu cenário positivo, basta contar com um tropeço de seu rival, além de vencer o Houston Texans.

O time da Califórnia tem missão complicada ao enfrentar um rival direto na tabela conferencial. Em casa, uma vitória diante do Tennessee Titans mantém vivo o sonho da pós-temporada. Em contrapartida, os Titãs encontram situação tranquila por liderar, com folga, a sua divisão. Com isso, possuem vaga cativa na forma seguinte da competição e garantem o lugar mais alto da AFC Sul.

Outro time sulista a viver desta maneira é o Tampa Bay Buccaneers. Entretanto, a diferença é complicada para os rivais da NFC Sul, todos com campanha negativa: os Bucs do lendário Tom Brady estão a um jogo do Carolina Panthers (que enfrentam o Pittsburgh Steelers, sem tantas pretensões) e do Atlanta Falcons, quem tem confronto direto fora de casa perante o New Orleans Saints, a dois jogos dos líderes. Estes, por sua vez, recebem o líder da AFC Norte, o Cincinnati Bengals, uma das formações de maior crescente nas últimas semanas.

Para fechar o que promete ser um domingo movimentado, o Sunday Night Football desta rodada vai à capital estadunidense para um confronto ferrenho na Divisão Leste da Conferência Nacional. O Washington Commanders recebe o New York Giants, na batalha das campanhas iguais: ambos com sete vitórias, cinco derrotas e um empate. A igualdade no marcador, por sinal, é raridade na liga pelas circunstâncias de jogo. Há duas semanas, ambos empataram, na casa dos Gigantes, mostrando o clima de paridade do clássico.


Confira os jogos da Semana 14 da NFL:

Quinta-feira (15/12) — 22h15

Seattle Seahawks x San Francisco 49ers


Sábado (17/12)

15h

Minnesota Vikings x Indianapolis Colts


18h30

Cleveland Browns x Baltimore Ravens


22h15

Buffalo Bills x Miami Dolphins


Domingo (18/12)

15h

New York Jets x Detroit Lions
Jacksonville Jaguars x Dallas Cowboys
Carolina Panthers x Pittsburgh Steelers
Houston Texans x Kansas City Chiefs
Chicago Bears x Philadelphia Eagles
New Orleans Saints x Atlanta Falcons


18h05

Las Vegas Raiders x New England Patriots
Denver Broncos x Arizona Cardinals


18h25

Tampa Bay Buccaneers x Cincinnati Bengals
Los Angeles Chargers x Tennessee Titans


22h20

Washington Commanders x New York Giants


Segunda-feira (19/12) — 22h15

Green Bay Packers x Los Angeles Rams

* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação