Futebol sul-americano

Conmebol divulga ranking de clubes com seis brasileiros no top 10

Ranqueamento detalhado pela entidade define os potes de clubes para os sorteios das próximas edições da Libertadores e da Sul-Americana

Paulo Martins*
postado em 16/12/2022 15:56 / atualizado em 16/12/2022 16:09
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, na tarde desta sexta-feira (16/12), o ranking de clubes de 2023, a fim de definir os postos nos potes para os sorteios da Libertadores e Copa Sul-Americana. Apesar de seis brasileiros figurarem no top 10, o líder é o River Plate, com 9,660 pontos.

A tabela considera o ranking histórico na Libertadores e na Sul-Americana e um critério à parte para as participações recentes em ambas as competições. Os sorteios das fases prévias aos grupos serão conhecidos na próxima terça-feira (20/12), na sede da entidade, no Paraguai.

Apesar do título em 2022, o Flamengo aparece apenas na terceira posição do ranking, com 8,603 tentos, posicionado atrás dos argentinos e do Palmeiras, melhor brasileiro da classificação, com 9,095 totais. Um fator prejudicial ao rubro-negro, segundo a Conmebol, é o histórico, onde apenas o Athletico Paranaense tem menor pontuação entre os dez primeiros.

Confira os 30 primeiros ranqueados pela entidade sul-americana:

 

O balanço considera os pontos somados até 9 de dezembro., A última posição entre as equipes com colocação no ranking pertence ao Brasil: a Portuguesa soma um ponto e meio pela “performance em Libertadores e/ou Sul-Americana” e se encontra empatada aos uruguaios do Tanque Sisley, no 271º lugar. Veja o ranking completo neste link.

*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação