Futebol local

Candangão 2023: saiba como está a movimentação dos times para o torneio

A edição de 2023 do torneio mais importante do Distrito Federal contará com 10 equipes. Participantes se movimentam em busca de reforços

Rayssa Loreen *
postado em 20/12/2022 21:05
 (crédito: Foto: Jessika Lineker/Distrito do Esporte)
(crédito: Foto: Jessika Lineker/Distrito do Esporte)

O Campeonato Candango 2023 está perto do início. Com o apito inicial marcado para 28 de janeiro, a próxima edição do torneio local será disputado por 10 equipes e algumas delas já iniciaram a preparação para o torneio. Além das agremiações participantes, também estão definidos os estádios do principal torneio do Distrito Federal.

O Estádio Abadião, em Ceilândia, o Ciro Machado do Espírito Santo (Defelê), na Vila Planalto, o JK, no Paranoá, o Serejão, em Taguatinga, e o Rorizão, em Samambaia, serão as sedes da competição.

Assim como na versão anterior do torneio, a primeira fase será disputada em turno único, no formato todos contra todos. A partir das semifinais, o esquema adotado será o mata-mata, com vantagem para os mais bem colocados na tabela. Os finalistas se encontram em jogos de ida e volta, marcados para os dias 8 e 15 de abril.

Saiba como está a preparação dos postulantes ao título do Candangão 2023:

Brasília

O octacampeão candango está na segunda participação seguida no torneio, após passar cinco anos disputando a segunda divisão. O time trabalha em silêncio e ainda não deu detalhes da preparação para o próximo ano. No entanto, o clube tem apresentação de elenco marcada para a quinta-feira (22/12).

Brasiliense

O Jacaré também trabalha de forma misteriosa. O principal anunciado até agora foi do atacante Kieza, ex-Botafogo. Outro destaque foi o retorno do treinador Luan Carlos, que voltou antes da eliminação da equipe na Copa Verde. Na sexta-feira (23/12), o Brasiliense tem um amistoso contra o Aparecidense, em Aparecida, às 15h30.

Capital

A Coruja se reforça fortemente para 2023, sendo o time que mais apresentou novos jogadores para a temporada. Até o momento, 24 nomes foram divulgados pela equipe. Entre eles, o do goleiro Felipe, ex-Flamengo, Wisman, artilheiro da Segundinha 2023, e o zagueiro Campestrini. Além disso, o time azul agendou uma sequência de quatro amistosos. O primeiro duelo será em 6 de janeiro, contra o Goiânia EC.

Ceilândia

O Gato Preto também está bem encaminhado para a disputa. Nos últimos dias, o time anunciou nomes como o de Bernardo, ex-Vasco e Brasiliense, Filipe Cirne, Milla, Euller Viana e Dudu. Na última edição do Candangão, o esquadrão chegou à final contra o Brasiliense e ficou com o vice.

Gama

Após cancelar a SAF e anunciar Wendel Lopes como presidente, o Gama busca fazer uma temporada diferente. Neste ano, o maior campeão do DF ficou a um triz do rebaixamento e só teve a permanência decretada na rodada final. O único reforço anunciado foi do zagueiro Emerson, que estava no Capital.

Paranoá

O Paranoá começou as mudanças em outubro, com a alteração do escudo do time. Depois, anunciou nomes importantes para o elenco do Candangão 2023. Michel Platini, William, Daniel Guerreiro, Vandinho e João Carlos permanecem no grupo. Outros jogadores, como Damião Reis Filipe Werley e Gabriel Pedra também reforçam o elenco da Cobra Sucuri.

Real Brasília

De volta à elite do futebol, o Leão ainda não tem nada definido para a temporada 2023. Em 203, disputou a Segundinha e foi vice-campeão do torneio.

Santa Maria

A Águia pouco informou sobre o futuro do elenco no futebol local. Quem comandará a equipe na disputa local será Christian Ramos, que passou pelo clube em outras quatro oportunidades. O anúncio do treinador foi feito no início de dezembro. Leandro Bulhões foi o primeiro reforço noticiado pelo clube. O volante já atuou pelo Goiás, Vila Nova e Goiânia.

Samambaia

O atual campeão da Segundinha, agora representado por um cachorro Salsicha, está investindo em jovens jogadores. O último nome anunciado foi o do lateral-direito Daniel Mendonça, de 20 anos.

Taguatinga

A Águia Branca se movimenta calmamente para o Candangão 2023. A apresentação do elenco está marcada para 2 de janeiro e, por enquanto, apenas o nome do novo presidente foi compartilhado. Com a saída de Edmilson Marçal, Hilda Jesus assumiu o posto, junto ao diretor de futebol Bruno Alemão.

Confira as partidas do Candangão 2023:

1ª rodada
Gama x Taguatinga
Ceilândia x Brasiliense
Capital x Samambaia
Santa Maria x Paranoá
Brasília x Real Brasília

2ª rodada
Brasiliense x Gama
Paranoá x Brasília
Samambaia x Santa Maria
Taguatinga x Capital
Real Brasília x Ceilândia

3ª rodada
Gama x Real Brasília
Ceilândia x Paranoá
Capital x Brasiliense
Taguatinga x Samambaia
Brasília x Santa Maria

4ª rodada
Brasiliense x Taguatinga
Santa Maria x Ceilândia
Paranoá x Gama
Samambaia x Brasília
Real Brasília x Capital

5ª rodada
Gama x Santa Maria
Ceilândia x Brasília
Brasiliense x Samambaia
Capital x Paranoá
Taguatinga x Real Brasília

6ª rodada
Santa Maria x Capital
Paranoá x Taguatinga
Samambaia x Ceilândia
Real Brasília x Brasiliense
Brasília x Gama

7ª rodada
Gama x Ceilândia
Brasiliense x Paranoá
Capital x Brasília
Taguatinga x Santa Maria
Real Brasília x Samambaia

8ª rodada
Gama x Samambaia
Ceilândia x Capital
Santa Maria x Brasiliense
Paranoá x Real Brasília
Brasília x Taguatinga

9ª rodada
Brasiliense x Brasília
Capital x Gama
Samambaia x Paranoá
Ceilândia x Taguatinga
Santa Maria x Real Brasília

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação