DESPEDIDA

Atleta do século: veja os principais prêmios e homenagens a Pelé

Maior jogador de todos os tempos, Pelé teve os feitos reconhecidos em diversas ocasiões. Confira as premiações

Thiago Madureira
postado em 29/12/2022 16:05 / atualizado em 29/12/2022 16:05
 (crédito:  Henry Ballot/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas)
(crédito: Henry Ballot/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas)

O Rei do Futebol, Pelé, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29/12) e deixou um legado na história do esporte. Pelé foi reconhecido mundialmente e colecionou homenagens. Em 12 de julho de 1980, o craque foi eleito 'Atleta do Século' por jornalistas das 20 maiores publicações de esportes do mundo.

Ele recebeu 178 pontos, nove a mais que o estadunidense Jesse Owens. Em terceiro lugar ficou o ciclista belga Eddy Merchx, com 99 pontos. A premiação foi organizada pelo jornal L'Equipe, da França.

Em 1999, Pelé também foi eleito o 'Atleta do Século' pela revista oficial do Comitê Olímpico Internacional (COI) - o curioso é que Pelé nunca disputou uma Olimpíada sequer. Ele foi escolhido em uma eleição que contou com 200 comitês olímpicos nacionais.

Pelé recebeu mais votos que o pugilista Mohammed Ali, que ficou na segundo posição. O velocista Carl Lewis ficou no terceiro posto. Astro da NBA, Michael Jordan ficou em quarto.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags