Como se explica o fenômeno Pelé, uma figura idolatrada em todo o mundo?
Pelé nasceu predestinado a ser o Rei do Futebol. Aos 12 anos, ele ergueu uma taça em um campeonato organizado pela Prefeitura de Três Corações (MG), onde nasceu. No dia da vitória, a arquibancada simplesmente se levantou e jogava moedas em agradecimento pelo belo futebol que já apresentava. O mundo foi conhecer Pelé aos 17 anos, na Copa de 1958. Ali, o mundo apreendeu a reverenciar Pelé e a honrar o talento que ele trazia nos pés. Pelé se transformou em um fenômeno do futebol. O mundo não tinha outra escolha, a não ser fazer o movimento de celebrar aquele gênio que marcou o futebol. Pelé foi um gênio e reverenciado como tal. Ele tinha uma habilidade de comunicação e de lidar com a mídia como nenhum outro jogador de futebol teve. Pelé soube impor limites. Viveu numa época em que os jogadores usavam a expressão "não ser mascarados". Pelé foi muito bem orientado para que não se deslumbrasse com o assédio da mídia e das festas, e transitou muito bem por esse mundo das celebridades. Ele mesmo foi uma delas.
Pelé realmente parou uma guerra na África por 48 horas?
Ele realmente paralisou a guerra na Nigéria, pois todos queriam vê-lo. Pelé era um fenômeno mundial e teve várias situações curiosas. Houve uma, na Colômbia, em que um juiz teve a ousadia de expulsá-lo. O que aconteceu com o juiz? Foi expulso do jogo. Pelé causava uma comoção e todos, sem exceção, queriam presenciar aquele talento. Foi uma época de muito glamour e de amor genuíno pelo futebol. Esse amor estava em qualquer parte do planeta.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.