COPA DO MUNDO

França chega à mais uma final e iguala marca de Brasil e Argentina

Após vencer o Marrocos, a França volta à decisão da Copa do Mundo após levantar a taça de campeão na última edição. Jogo será contra a Argentina

Em busca do tricampeonato, a França volta à final da Copa do Mundo e iguala marcas de outras duas seleções. Pela terceira vez na história do Mundial, um time conseguiu chegar em mais uma decisão após ser campeão do mundo, situação vivida apenas por Brasil e Argentina. Além disso, caso vença a final contra a Argentina, a França levantará a taça pela segunda vez seguida, assim como a Seleção Brasileira em 1958 e 1962.

Em 1994, a Seleção Brasileira tornou-se tetracampeã do mundo, após vencer a Itália por
3 x 2 nos pênaltis. Para chegar até a grande decisão, o time tupiniquim fez uma campanha de duas vitórias e um empate na fase de grupos e logo depois eliminou Holanda e Suécia no mata-mata. Além de Taffarel no gol, Dunga, Romário e Branco converteram na disputa das penalidades e garantiram a vitória brasileira.

Na Copa seguinte, o Brasil também figurou entre as melhores equipes. Na primeira fase do Mundial, disputado na França, o time verde-amarelo superou Marrocos e Escócia e perdeu para a Noruega. No mata-mata, deixou para trás Chile, Dinamarca e Holanda, chegando à final contra o país anfitrião. Porém, o placar de 3 x 0 para os franceses impediu um novo bi tupiniquim consecutivo.

A Argentina, outra seleção finalista da Copa do Mundo Qatar-2022, também já realizou esse feito e esteve nas finais de 1986 e 1988. No Mundial disputado no México, o time que tinha Diego Maradona como capitão fez uma campanha quase perfeita. Foram seis vitórias e um empate, com 14 bolas na rede e apenas cinco gols sofridos.

No mata-mata, eliminou Uruguai, Inglaterra e Bélgica. Na final, os hermanos enfrentaram a Alemanha, no Estádio Azteca. O placar final por 3 x 2 garantiu o título de campeão do mundo para a Argentina. Quatro anos mais tarde, a Argentina continuou em destaque e chegou em mais uma decisão contra a Alemanha. Porém, a equipe alemã conseguiu se vingar e ter um desfecho melhor, após vencer por 1 x 0.

A França, atual campeã do mundo, tem a chance de levantar a taça pela segunda vez consecutiva e se igualar a Brasil e Argentina no próximo domingo (18/12), quando encontra a Argentina para a grande decisão do Mundial no Catar. A bola rola para as equipes às 12h, no Estádio Icônico de Lusail.

*Estagiária sob supervisão de Danilo Queiroz