Pelé

Projeto pede inclusão de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O projeto de lei que insere o nome de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi apresentado nesta terça-feira (3/1) pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO)

Correio Braziliense
postado em 05/01/2023 12:13 / atualizado em 01/08/2023 11:53
Emoção em imagens: veja como foi a despedida de Pelé, o Rei do Futebol -  (crédito: Reprodução/Instagram)
Emoção em imagens: veja como foi a despedida de Pelé, o Rei do Futebol - (crédito: Reprodução/Instagram)

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) apresentou nesta terça-feira (3/1), um projeto de lei que insere o nome de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Em postagem nas redes sociais, o parlamentar falou sobre a proposta e pediu apoio dos colegas senadores para aprovação do projeto.

“Dono de um talento raro, quebrou recordes, ganhou reconhecimento nacional e internacional e se transformou no maior nome da história do esporte mais popular do mundo. Pelé foi reconhecido como o atleta do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi o brasileiro que mais projetou o nome do Brasil no Planeta Terra. Por este e outros motivos, merece ser lembrado e eternizado como herói de nossa pátria”, justificou Kajuru.

Comenda

Além do projeto de lei para incluir Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, existe ainda um projeto, apresentado em 2019 pelo senador Romário (PL-RJ), em 2019, que dá o nome de Pelé a uma comenda destinada a homenagear esportistas brasileiros de destaque.

Segundo Romário, a intenção é reafirmar a história de Pelé e incentivar novos atletas e esportistas a honrar o nome do Brasil.

“Como atleta profissional, (Pelé) participou decisivamente de três títulos mundiais do Brasil. Levou o nosso futebol ao patamar de referência e potência mundial. Transformou-se no mito sagrado dos gramados em todo o planeta. Virou o Rei do Futebol”, declarou Romário ao apresentar o projeto.

O projeto já teve aprovação do Comissão de Educação do Senado, com alterações feitas pela senadora Leila Barros (PDT-DF), relatora da matéria. Ela aumentou o número previsto de homenageados — de um para quatro por ano. O projeto está aguardando a decisão da Comissão Diretora da Casa.

Com informações da Agência Senado.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação