Esportes olímpicos

Distrito Federal conquista dois títulos na vela neste domingo (15/01)

Tanto na base como no profissional, competidores de Brasília lograram títulos nacionais contra clubes de todo o país

Paulo Martins*
postado em 16/01/2023 13:41
Contra mais de 140 rivais, a brasiliense Vitória Viegas conquistou o título feminino da Classe Optimist, em pleno Lago Paranoá -  (crédito: Divulgação/Iate Clube de Brasília)
Contra mais de 140 rivais, a brasiliense Vitória Viegas conquistou o título feminino da Classe Optimist, em pleno Lago Paranoá - (crédito: Divulgação/Iate Clube de Brasília)

A vela foi o esporte do Distrito Federal neste último final de semana. Dois atletas se sagraram campeões em torneios nacionais, um deles sediado no Iate Clube de Brasília. Finalizado neste domingo (15/01), o 51º Campeonato Brasileiro Interclubes da Classe Optimist teve o Lago Paranoá como cenário de disputa.

Entre 149 competidores de 15 clubes de oito estados e do Distrito Federal, o nome de Vitória Viegas brilhou na categoria feminina. O desempenho da anfitriã e campeã a levou ao 5º lugar na classificação geral dos atletas de todas as modalidades em disputa. O feito é considerável em meio ao maior evento de base do esporte no país, que também serve como seletiva para a Seleção Brasileira em campeonatos internacionais.

A persistência foi a característica frisada pela campeã para a histórica conquista nas águas locais. “Eu acho que o mais importante desse campeonato inteiro foi não desistir, não achar que o campeonato já estava ganho ou achar que estava tudo perdido”, destacou.

Na Classe ILCA 6, também vieram boas notícias desde outras águas. Na categoria Laser, Andrey Godoy celebrou o bicampeonato no Rio de Janeiro, no mesmo dia, contra 90 competidores de diversos estados. Para o vencedor, a experiência e o apoio do Iate Clube de Brasília e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foram fundamentais para o feito.

“Esta é uma raia que eu já velejei bastante e tenho um certo conhecimento. (O título) foi uma soma de tudo: da minha experiência e meu conhecimento da raia com o apoio do Iate Clube de Brasília e do CBC, que me proporcionaram um barco novo, equipamentos novos, e isso fez toda a diferença. O meu barco era um dos mais rápidos na água e eu sempre largava muito bem. Conseguia ter uma regata à frente da média do campeonato”, destacou.

*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE