NFL

Triunfo dos Cowboys define confrontos das semifinais de conferência

Oito franquias restantes na competição já miram o Super Bowl LVIII, mas devem passar pelos duros confrontos desta semana

Paulo Martins*
postado em 17/01/2023 15:44 / atualizado em 17/01/2023 16:07
Com um corpo de receptores poderoso, com nomes como Michael Gallup e CeeDee Lamb (ambos à frente), Dallas Cowboys fecharam grupo de classificados às semifinais de conferência da NFL -  (crédito:  Getty Images via AFP)
Com um corpo de receptores poderoso, com nomes como Michael Gallup e CeeDee Lamb (ambos à frente), Dallas Cowboys fecharam grupo de classificados às semifinais de conferência da NFL - (crédito: Getty Images via AFP)

A sensação do fã da bola oval é de saudade em relação à National Football League (NFL), que atravessa a antepenúltima semana de jogos oficiais, sem contar o Pro Bowl, duelo de estrelas selecionadas, realizado na semana anterior do Super Bowl LVIII. Neste sábado (21/01) e domingo (22/01), com dois jogos, respectivamente, se disputam as semifinais de conferência.

A definição desta fase similar às quartas de final foi concretizada na noite desta segunda-feira (16/01), com a vitória do Dallas Cowboys por 31 x 14, fora de casa, frente ao Tampa Bay Buccaneers, fechando a rodada de Wild Card. O triunfo texano no Raymond James Stadium se deu com atuação impecável do quarterback visitante Dak Prescott, que lançou para 305 jardas, acertando três a cada quatro passes para chegar à marca de quatro touchdowns: dois deles, recebidos pelo tight-end Dalton Schultz, com total de 95 jardas pessoais na partida.

Por outro lado, a incógnita da intertemporada voltará a se repetir para Tom Brady. O heptacampeão da liga tentou mais vezes o jogo aéreo, com 35 passes concluídos de 66 tentados, chegou a 351 jardas, com dois touchdowns e uma interceptação. O coletivo do time da Flórida e a turbulência da temporada dos Bucs deu ponto final à história e um dos maiores nomes do esporte pode anunciar, definitivamente e a qualquer momento, a sua aposentadoria. Confira, agora, os confrontos das semifinais de conferência:

Kansas City Chiefs x Jacksonville Jaguars

Após lograr a terceira maior virada da história dos playoffs da NFL, os Jags, liderados por Trevor Lawrence, tendem a chegar mais cansados em relação aos Caciques, folgados na rodada de Wild Card pela melhor campanha na Conferência Americana na temporada regular. Entretanto, para os visitantes, descanso pode ser um diferencial de ritmo quando se fala de um confronto eliminatório após as façanhas no TIAA Bank Field.

A tentativa, ainda que mais difícil, será eliminar mais um time da Divisão Oeste, agora em condição de visitante. Do outro lado, Patrick Mahomes e companhia tentam repetir a festa de três temporadas atrás e, mais uma vez, levantar o troféu Vince Lombardi. A caminhada se inicia às 18h30 deste sábado (21/01), no Arrow Head Stadium.


Philadelphia Eagles x New York Giants

Os líderes da Conferência Nacional também entram em campo no mesmo dia. No horário nobre, 22h15, o Lincoln Financial Field verá as Águias recebendo o surpreendente New York Giants. Pragmáticos na variação de avanço ofensivo por terra e ar, os rivais dos mandantes na Divisão Leste não tomaram conhecimento da defensiva de Minnesota e seguiram até a presente instância.

A preocupação dos mandantes deve ser o ritmo, perdido em seu auge na parte final da temporada regular, sobretudo pela lesão breve do principal jogador, o lançador Jalen Hurts. Jogar fora de casa, como já foi provado, não será problema para os inteligentes e virtuosos nova-yorkinos.


Buffalo Bills x Cincinnati Bengals

Dois times que mostraram um futebol instável contra rivais de divisão abrem a rodada de domingo (22/01). Voltando a atuar diante de sua torcida, no Highmark Stadium, os Bills tiveram vida complicada contra um Miami Dolphins repleto de lesões. Ainda assim, os correspondentes da Divisão Leste da Conferência Americana chegaram a liderar o jogo por um curto tempo, até a tardia reação dos locais.

Os Tigres de Bengala sofreram até o último lance para barrar o jogo corrido consistente e denso dos Baltimore Ravens. A questão física nas rotas de passe e na resiliência das trincheiras será um fator a se observar. Na réplica do jogo da Semana 17, suspenso pela parada cardíaca de Damar Hamlin, um dos dois times batalham para ir à final da AFC.


San Francisco 49ers x Dallas Cowboys

O Sunday Night Football terá a sensação da Conferência Nacional em campo diante de um ataque potente. Com grandes nomes nos vários setores do elenco, os Niners desejam festejar novamente no Levi’s Stadium e contar com sua grata surpresa: o antes reserva Brock Purdy se mostra como aspirante a calouro do ano com as belas atuações desde sua titularidade, sabendo usar bem dos técnicos colegas de ofensiva.

A principal opção do America’s Team também é o ataque. Além de grandes opções na recepção de passes e no jogo corrido, o quarterback Dak Prescott responde bem em campo ao seu retorno de lesão. Uma preocupação tende a ser o time de jogadas especiais, com o kicker Brett Maher perdendo quatro pontos extra após touchdowns no triunfo contra os Buccaneers. Contra os californianos, este coeficiente pode fazer falta.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE