FUTEBOL NACIONAL

Em um tempo pelo Grêmio, Suárez registra melhor estreia da carreira

Na decisão da Recopa Gaúcha, atacante uruguaio marcou três vezes contra o São Luiz. Melhor desempenho havia sido no primeiro compromisso pelo Atlético de Madrid, em 2020, com dois gols

Danilo Queiroz
postado em 17/01/2023 20:41 / atualizado em 17/01/2023 21:20
 (crédito: Silvio Avila/AFP)
(crédito: Silvio Avila/AFP)

Luís Suárez precisou de menos de 45 minutos com a camisa do Grêmio em campo para construir a melhor estreia da carreira profissional no futebol. Na noite desta terça-feira (17/1), o astro uruguaio vestiu a nove do tricolor pela primeira vez e desandou a fazer gols. Somente na etapa inicial diante do São Luiz, na Recopa Gaúcha – jogo de título entre o campeão do Campeonato Gaúcho e o da Copa FGF –, o goleador colocou três bolas na rede da Arena.

Aos três minutos, no primeiro toque na bola, Luisito encobriu Gabriel Félix e inaugurou o placar para o Grêmio. O São Luiz empatou logo em seguida, mas voltou a sofrer com o atacante uruguaio. Com 27, El Pistoleiro saiu livre de marcação e, com categoria, deslocou o goleiro adversário, marcando 3 x 1 para o tricolor - antes, Bitello havia feito o segundo. Aos 37, Suárez carimbou o hat-trick ao finalizar de primeira e com bastante força.

O feito pelo Grêmio se transformou na melhor estreia do uruguaio como profissional. Antes disso, o desempenho mais convincente ocorreu em 2020. Com a camisa do Atlético de Madrid, o uruguaio marcou duas vezes em 19 minutos na goleada sobre o Granada, por 6 x 1, pela La Liga. Somente outro debute teve bola na rede do atacante. Em 2011, ele jogou pela primeira vez pelo Liverpool e anotou um tento no empate por 1 x 1 com o Southampton.

Em todas as outras estreias – duas vezes pelo Nacional e uma por Ajax, Barcelona e FC Groningen –, Suárez não balançou a rede. Em entrevista ao SporTV, o uruguaio comemorou o feito. "Eu acho que sim (é maior estreia). O último debute quando fiz gol foi no Atlético de Madrid. É a mentalidade. É uma final, quando concentra para uma final, tem que jogar desta forma", vibrou o camisa nove do Grêmio, em um esforçado portunhol para ser bem compreendido.

As estreias de Suárez

Nacional (2005 – Libertadores) – derrota para o Junior Barranquilla, por 3 x 2, com 14 minutos em campo;
FC Groningen (2006) – vitória contra o Feyenoord, por 3 x 0, com apenas dois minutos em campo;
Ajax (2007 – Liga dos Campeões) – derrota para o Slavia Praga, por 1 x 0, com 72 minutos em campo;
Liverpool (2011 – Premier League) – empate com o Southampton, por 1 x 1, quando jogou 75 minutos e fez um gol;
Barcelona (2014 – La Liga) – derrota para o Real Madrid, por 3 x 1, quando jogou 69 minutos e deu uma assistência;
Atlético de Madrid (2020 – La Liga) – vitória contra o Granada, por 6 x 1, quando jogou 19 minutos e fez dois gols;
Nacional (2022 – Copa Sul-Americana) – derrota para o Atlético-GO, por 1 x 0, com 16 minutos em campo;
Grêmio (2023 – Recopa Gaúcha) – vitória contra o São Luiz, por 4 x 1, com três gols marcados em 59 minutos no gramado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE