Futebol francês

Jornal francês coloca Neymar entre os 30 maiores nomes do futebol do país

Diário L'Équipe divulgou lista dos principais atletas franceses e que atuam na liga do país bicampeão mundial. Mbappé lidera, enquanto Neymar aparece na 16ª colocação

Rayssa Loreen *
postado em 18/01/2023 17:04
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Um mês após a derrota da França para a Argentina na Copa do Mundo, o diário L'Équipe publicou uma lista com os  30 principais nomes “que fazem o futebol francês”. O artilheiro do Mundial no Catar, Kylian Mbappé, permaneceu no topo do ranking pelo segundo ano consecutivo. Por outro lado, Neymar caiu oito posições e aparece na 16ª posição. Outras craques, como Benzema, Messi, Giroud e o técnico Didier Deschamps também aparecem no ranking.

Mbappé ostenta o primeiro lugar após excelente desempenho nos últimos anos. Em 2018, conquistou a Copa do Mundo com direito a gol na finalíssima contra a Croácia. Quatro anos mais tarde, foi o artilheiro do Mundial no Catar, com oito gols, e vice-campeão do mundo. Segundo o editor-chefe do L'Équipe, Lionel Dangoumau, Mbappé tem importância dentro e fora de campo no futebol francês. “Ele é o chefe”, reforçou.

Na colocação seguinte, aparece o nome do técnico Didier Deschamps, 5º colocado na lista do ano passado. O treinador levou a equipe ao topo do mundo em 2018 e à final contra a Argentina, no Catar. Em 2021 foi campeão da Liga das Nações. Ao todo, o treinador soma 89 vitórias em 139 partidas no comando da equipe nacional. Recentemente renovou o contrato com a Seleção Francesa até 2026.

Embora seja um dos principais jogadores do PSG e o camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar está em baixa com o jornal francês. O atacante caiu oito posições em relação ao ano anterior e, agora, ocupa a 16ª colocação. No último domingo (15/1), o brasileiro foi criticado pelo jornalista Daniel Riolo após a derrota por 1 x 0 para o Rennes, que avaliou Neymar como "o maior fracasso da história do futebol".

"Nos damos conta de que Neymar, enquanto contratação e salário, é o maior fracasso da história do futebol? Não lembro de outro fracasso maior pelo que custou, é horrível. Pode ter jogado bem em dois jogos de oitavas de final (de Champions League) em 2020, não significa que vai salvar a sua vida", opinou.

Confira a lista dos “30 nomes do futebol francês”

1- Kylian Mbappé (PSG)
2- Didier Deschamps (técnico da seleção francesa)
3- Karim Benzema (Real Madrid)
4- Lionel Messi (PSG)
5- Zinédine Zidane (Sem clube)
6- Stéphanie Frappart (árbitra)
7- Vincent Labrune (presidente da Liga Francesa)
8- Nasser al-Khelaïfi (presidente do PSG)
9- Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)
10- Fayza Lamari (mãe e empresária de Mbappé
11- Franck Haise (técnico do Lens)
12- Amélie Oudéa-Castéra (ministra dos Esportes da França)
13- Pablo Longoria (CEO do Olympique de Marseille)
14- Olivier Giroud (Milan)
15- Hugo Llloris (Tottenham)
16- Neymar (PSG)
17- Aurélien Tchouaméni (Real Madrid)
18- Luis Campos (diretor esportivo do PSG)
19- Christophe Galtier (técnico do PSG)
20- Igor Tudor (técnico do Olympique de Marseille)
21- Bixente Lizarazu (consultor da seleção francesa)
22- Wendie Renard (Lyon)
23- John Textor e Jean-Michel Aulas (dono e presidente do Lyon)
24- Randal Kolo Muani (Eintracht Frankfurt)
25- Kheira Hamraoui (PSG)
26- Bruno Genésio (técnico do Rennes)
27- Corinna Diacre (técnica da seleção francesa feminina)
28- Thierry Henry (ex-jogador)
29- Régis Le Bris (técnico do Lorient)
30- Noël Le Graet (presidente da Federação Francesa de Futebol)

*Estagiária sob a supervisão de Victor Parrini

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE