PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

Brasiliense é eleita pelo COB como melhor atleta dos Jogos da Juventude

Judoca Bianca Reis faturou o prêmio na categoria feminina, enquanto o ginasta José Olímpio foi o escolhido entre os homens. Troféus serão entregues em 2 de fevereiro, em cerimônia no Rio de Janeiro

Victor Parrini
postado em 25/01/2023 13:39 / atualizado em 25/01/2023 13:47
 (crédito: Washington Alves/COB)
(crédito: Washington Alves/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, nesta quarta-feira (25/1), os melhores do país nos Jogos da Juventude 2022, disputado em Aracaju. Entre mais quatro mil atletas envolvidos na disputa, a judoca brasiliense Bianca Reis e o ginasta sergipano José Olímpio se destacaram. A dupla receberá os troféus em cerimônia em 2 de fevereiro, no Rio de Janeiro.

“Um dos principais objetivos do COB com os Jogos da Juventude é contribuir para a detecção de atletas para o esporte de rendimento. Por isso, ficamos muito satisfeitos em poder premiar a Bianca Reis e o José Olímpio pelo excelente desempenho que tiveram em Aracaju”, discursou o diretor de desenvolvimento e ciência do esporte da entidade, Kenji Saito.

“São atletas com grande potencial e que já fazem parte do nosso radar de observação", complementou o dirigente.

Aos 17 anos, Bianca Reis desponta como um dos grandes nomes do futuro do judô brasileiro. A cria dos tatames do Distrito Federal chegou aos Jogos da Juventude como favorita após a conquista da medalha de prata na categoria até 57kg do Mundial sub-18 e ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário. Favoritismo esse confirmado com o bicampeonato no torneio nacional, sob a batuta da treinadora Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres-2012.

“Receber o Prêmio Brasil Olímpico significa reconhecimento. Não só pelo resultado das competições, mas por todo o trabalho por trás das medalhas. Significa que as incontáveis horas no tatame e na academia valeram a pena. Tanto que me proporcionaram vitórias e agora esse prêmio de destaque. 2022 foi até agora o melhor ano que eu tive na minha carreira”, disse Bianca Reis.

Consegui resultados em competições que antes tinha perdido e em outras que nem tinha participado ainda. Também foi bastante desafiador, porque conciliar treino e estudo não é fácil. Acho também que com esse reconhecimento nós atletas nos sentimos motivados a continuar sonhando alto e correndo atrás de novas vitórias. Nós damos a vida pelo esporte que amamos, ser valorizado por isso é tudo que a gente quer”, finalizou a judoca.

Competindo em casa nos Jogos da Juventude 2022, José Olímpio faturou seis ouros nas seis provas que participou: individual geral, argolas, barra fixa, paralelas, salto e por equipes. “Esse prêmio que os Jogos da Juventude me proporcionaram está sendo uma das minhas maiores experiências. Foi um ano muito difícil para mim dentro do esporte, porque tive que fazer uma cirurgia no joelho e voltar aos treinos muito rápido para não perder as competições”, lembrou o sergipano.

“Esse prêmio é um incentivo enorme para eu não desistir dos meus sonhos. Os meus resultados nos Jogos da Juventude foram muito importantes para minha carreira, porque foram apenas uns de muitos que virão pela frente”, concluiu Olímpio.

José Olímpio faturou seis medalhas nas seis categorias que disputou nos Jogos da Juventude 2022
José Olímpio faturou seis medalhas nas seis categorias que disputou nos Jogos da Juventude 2022 (foto: Alexandre Loureiro/COB)

Outros prêmios

Além dos troféus aos principais nomes nos Jogos da Juventude, o Comitê Olímpico Brasil entregará, em 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, outras honrarias aos principais atores do esporte nacional em 2022.
Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) no feminino, e Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) no masculino concorrem ao Atleta do Ano.

Também serão conhecidos os vencedores do troféu Atleta da Torcida e do Prêmio Inspire, que contam com votação popular pelo site https://pbo.cob.org.br. O pleito ficará disponível até instantes antes do início da cerimônia.

No prêmio para treinadores, os vencedores são José Roberto Guimarães, comandante da Seleção feminina de vôlei, finalista do Mundial e da Liga das Nações, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos, o Piu, campeão mundial e da Diamond League.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE