Campeonato Carioca

Campeonato Carioca terá relógio parado em ações do árbitro de vídeo

Decisão tem como objetivo não seguir excesso de acréscimos, uma das heranças da Copa do Mundo. Paralisação será restrita ao relógio do árbitro principal

Paulo Martins*
postado em 25/01/2023 18:42
 (crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ)
(crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou nesta quarta-feira (25/01), uma alteração relacionada ao árbitro de vídeo em regra de vigor imediato. O relógio principal do jogo, portado pelo juiz de campo, poderá ser paralisado enquanto da ação de revisão dos lances no VAR, tanto na cabine quanto na sala de comunicação.

A mudança serve para reduzir o tamanho dos acréscimos nas partidas, indo de contramão à regra de jogo líquido e descontado após os 45 minutos regulamentares em ambos tempos, situação tida como exagerada após a Copa do Mundo Qatar-2022. No Rio de Janeiro, apenas o mediador central do jogo poderá interromper seu cronômetro em meio a um lance passível de análise virtual.

A ideia também serve para manter a tradição de minutos adicionados devido a circunstâncias naturais da partida. “Os acréscimos adicionados ao tempo regulamentar serão decorrentes das paralisações no campo de jogo”, descreveu a entidade, em nota oficial.

A novidade entra, por sorte, na hora certa em relação ao regulamento do Campeonato Carioca, uma vez que o primeiro clássico do ano, Vasco x Botafogo, antes previsto para a última terça-feira (23/01), foi remarcado para 16 de fevereiro. O recurso de assistência estará presente apenas nos clássicos da primeira fase e, a partir das semifinais, em todos os jogos. A medida possivelmente confundirá a quem assiste pela televisão, com a incerteza de paralisação e as compensações mais curtas ao final das metades de jogo.

A Ferj também anunciou sobre a utilização de uma linha mais grossa na análise do impedimento, quando este vai ao VAR. A estreia fura o início do uso previsto pela CBF, que terá o mesmo recurso na Supercopa do Brasil, envolvendo o também carioca Flamengo contra o Palmeiras, neste sábado (28/01).

Invenção, é com o Cariocão

Esta novidade de arbitragem não é a única coisa testada na era recente do campeonato do Rio de Janeiro. O estadual contou com o quinto e sexto árbitros, ao lado dos gols, por mais tempo do que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) regulou, para o aspecto nacional. Alegando alto custo de manutenção após o triênio 2012-2014, um pedido de clubes menores do estado voltou com o sexteto de juízes em 2017 e 2018 exclusivamente no Carioca.

O episódio mais conhecido incluindo os árbitros de linha de fundo foi justamente na final estadual de 2014. Nos acréscimos, Márcio Araújo foi responsável visual e direto pelo gol do título do Flamengo, diante do Vasco. Entretanto, a súmula acusou autoria do impedido Nixon pelo tento. O auxiliar estava próximo ao lance, mas nada disse. Deixou o confuso Marcelo de Lima Henrique titubear e apontar para o meio do campo, para consagrar o Fla vencedor daquela edição em erro grosseiro de todo conjunto mediador.

Antes da decisão, pela oitava rodada da Taça Guanabara, o vascaíno Douglas teve um gol de falta anulado após a bola quicar 33 centímetros para dentro da meta do flamenguista Felipe, com o juiz de linha claramente concentrado no lance, de frente para a cena. Aquele Clássico dos Milhões terminaria em 2 x 1 para o rubro-negro.

*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE