ESPORTES OLÍMPICOS

Conheça o Centro de Treinamento do Time Brasil no Rio de Janeiro

Estrutura na Zona Oeste da capital fluminense dá continuidade ao legado dos Jogos Olímpicos Rio-2016 ao investir na melhoria e formação de atletas

Victor Parrini - Enviado especial*
postado em 02/02/2023 15:20 / atualizado em 02/02/2023 15:32
 (crédito: Rafael Bello/COB)
(crédito: Rafael Bello/COB)

Rio de Janeiro – A casa dos esportes olímpicos brasileiros ou, pelo menos, de parte deles. É assim que pode ser definido o Centro de Treinamento do Time Brasil, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense.

A pouco mais de um ano e quatro meses antes do início das disputas nas Olimpíadas Paris-2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu as portas das instalações no Parque Olímpico para o Correio e detalhou como funcionam os trabalhos com os atores do esporte do país.

O CT do Time Brasil dá continuidade ao legado dos Jogos Olímpicos Rio-2016 ao utilizar a estrutura do espaço oferecido ao principal evento do mundo para trabalhar os talentos do presente e preparar as joias do futuro do país.

A inauguração oficial foi em fevereiro de 2017 e, de lá para cá, desenvolveu atletas internacionalmente conhecidos e colaborou diretamente para o crescimento do Brasil no cenário esportivo mundial.

O CT é situado no Parque Aquático Maria Lenk e oferece, além das piscinas de natação e de saltos ornamentais, academia, sala para esportes de combate, de força e condicionamento físico, avaliação e, claro, de descanso.

Academia para os atletas do Time Brasil no Centro de Treinamento no Rio de Janeiro
Academia para os atletas do Time Brasil no Centro de Treinamento no Rio de Janeiro (foto: Victor Parrini/CB/D.A Press)

O mega espaço conta, ainda, com o Laboratório Olímpico, pensado para avaliar e monitorar os atletas com maior proximidade e qualidade. Para isso, diferentes especialistas se dividem entre as áreas de preparação esportiva, de saúde do atleta e de ciência e tecnologia esportiva.

O objetivo do Laboratório Olímpico é disponibilizar informações relevantes e precisas para treinadores e comissões técnicas, que agreguem ao desenvolvimento do atleta, seja em treinamentos ou em competições. O diferencial do projeto desenvolvido pelo COB é atender às especificidades de cada modalidade e deslocar-se aos centros de treinamentos dos clubes dos atletas espelhados pelo Brasil, com tecnologias portáteis.

Para o diretor de desenvolvimento esportivo do COB, Kenji Saito, o Laboratório Olímpico significa a tecnologia a favor do Brasil. Segundo o dirigente, somente em 2022, 842 atletas, 186 comissões técnicas, de 51 modalidades e 27 confederações foram atendidas pelo área científica da entidade. Nesse período foram registradas 2929 avaliações.

Embora o cenário já seja otimista, o COB almeja mais. O Centro de Treinamento passa por reformas internas, que seguirão para as áreas eternas, a fim de melhor servirem atletas e comissões técnicas.

Uma das piscinas olímpicas disponíveis para os atletas do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro
Uma das piscinas olímpicas disponíveis para os atletas do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (foto: Victor Parrini/CB/D.A Press)

Ginástica

Antes da inauguração do Centro de Treinamento do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, em 2015, o COB inaugurou o espaço para treinos e atendimentos especialmente voltados para a ginástica. A estrutura de uma das modalidades mais prestigiadas pelos brasileiros foi montada na Jeunesse Arena, com equipamentos de nível internacional, que familiarizam os atletas com aqueles utilizados nas principais competições do calendário.

Além dos diversos aparelhos, a arena da ginástica na Zona Oeste do Rio de Janeiro disponibiliza aos atletas: refeitório, sala de estudo e convívio, atendimento médico, fisioterápico e outras comodidades distribuídas em 2.500 metros quadrados.

Estrutura disponível para os atletas da ginástica do Time Brasil
Estrutura disponível para os atletas da ginástica do Time Brasil (foto: Victor Parrini/CB/D.A Press)

Espaço para a recuperação e fisioterapia no CT da Ginástica, no Rio de Janeiro
Espaço para a recuperação e fisioterapia no CT da Ginástica, no Rio de Janeiro (foto: Victor Parrini/CB/D.A Press)

"É considerado um dos melhores ginásios do mundo, pela infraestrutura e todas as salas de apoio disponíveis. Temos os melhores equipamentos e as tecnologias mais avançadas. Foi criado em 2015 para fazermos o processo de preparação das seleções masculinas e femininas para os Jogos Olímpicos Rio-2016", ressalta Juliana Fajardo.

"Digo que, hoje, só viajamos para fazer aclimatação em outros centros de treinamentos por conta de fuso horário. O nosso centro de treinamento não deixa a desejar para nenhum outro do mundo. Temos uma equipe exclusiva do CT, que está aqui de manhã com trabalho preventivo, fisioterapia e pós-treino. Fica muito mais fácil trabalhar. Estamos bem servidos, pois é um dos melhores do mundo", avalia Francisco Porath, o Chico, treinador do Time Brasil e mentor de Rebeca Andrade.

Quadro com campeões da ginástica no CT da modalidade no Rio de Janeiro
Quadro com campeões da ginástica no CT da modalidade no Rio de Janeiro (foto: Victor Parrini/CB/D.A Press)

*O repórter viajou a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Academia é elogiada por atletas e comissões técnicas que passam por lá
    Academia é elogiada por atletas e comissões técnicas que passam por lá Foto: Victor Parrini/CB/D.A Press
  • Quadro com campeões da ginástica no CT da modalidade no Rio de Janeiro
    Quadro com campeões da ginástica no CT da modalidade no Rio de Janeiro Foto: Victor Parrini/CB/D.A Press
  • Espaço para a recuperação e fisioterapia no CT da Ginástica, no Rio de Janeiro
    Espaço para a recuperação e fisioterapia no CT da Ginástica, no Rio de Janeiro Foto: Victor Parrini/CB/D.A Press
  • Estrutura disponível para os atletas da ginástica do Time Brasil
    Estrutura disponível para os atletas da ginástica do Time Brasil Foto: Victor Parrini/CB/D.A Press
  • Uma das piscinas olímpicas disponíveis para os atletas do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro
    Uma das piscinas olímpicas disponíveis para os atletas do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro Foto: Victor Parrini/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE