FUTEBOL NACIONAL

Estaduais impulsionam atletas de clubes pequenos para grandes equipes

Corinthians e Fluminense adotam cartilha e recorrem a destaques dos torneios locais como reforços visando o Campeonato Brasileiro. Competições servem, ainda, como vetor de propulsão de revelações

Danilo Queiroz
postado em 28/02/2023 17:15 / atualizado em 28/02/2023 17:23
 (crédito: Rafael Assunção/São Bernardo FC)
(crédito: Rafael Assunção/São Bernardo FC)

Torneios tradicionais de início de temporada do futebol brasileiro, os campeonatos estaduais são uma chance de ouro para jogadores de menor renome ganharem projeção nacional em times pequenos e conquistarem um lugar ao sol com a chance de vestir uma camisa de um clube grande do país. Nos primeiros meses de 2023, dois atletas em ação no Carioca e no Paulista estão vendo a oportunidade de ouro se aproximar: Lelê, do Volta Redonda, e Chrystian, do São Bernardo, vão reforçar Fluminense e Corinthians, respectivamente.

Os dois jogadores têm em comum muito mais do que o fato de terem despertado a atenção de times da Série A do Campeonato Brasileiro com as atuações em clubes menores. Ambos cumprem uma espécie de cartilha utilizada pelos gigantes no momento de garimpar talentos nos estaduais. Com 21 anos, Chrystian é um atleta jovem com potencial de dar um retorno financeiro futuro ao Corinthians. Aos 25, Lelê está um pouco acima da idade média procurada pelas equipes, mas também carrega o mesmo viés de ainda ter muito a render.

Nesta terça-feira (28/2), o Fluminense anunciou ter chegado a um acordo de pré-contrato para contar com o jogador após a disputa do Campeonato Carioca. Após nove rodadas, Lelê é um dos principais motivos de o Volta Redonda estar vivo na briga por classificação às semifinais do torneio do Rio de Janeiro. Ele é o artilheiro da competição, com nome gols. O desempenho também chamou a atenção do Vasco, mas o atacante viu com bons olhos a possibilidade de defender o Tricolor das Laranjeiros nas disputa da Libertadores da América. A negociação o fez saltar da Série C para a A.

Encaminhado para defender o Corinthians em breve, Chrystian está subindo os mesmos dois degraus na carreira de uma vez só. Com a segunda melhor campanha geral, o São Bernardo é uma das sensações da atual edição do Campeonato Paulista. O molde de negócio será o mesmo: ele fica na equipe do interior paulista até o fim da competição local para, depois, assinar um contrato de três anos com o alvinegro. Com quatro gols, ele é o artilheiro da atual equipe na competição, ao lado do meio-campista Vitinho Mesquita.

Outros nomes em potencial

Outros jovens jogadores estão em evidência nos campeonatos estaduais e ostentam o potencial de, em breve, entrarem na mira de um grande clube do Brasil. No Volta Redonda, o meia Pedrinho, de 21 anos, vem tendo boas atuações. Luis Felipe, do Bangu, tem 22 e quatro gols marcados no torneio do Rio de Janeiro. No Campeonato Mineiro, o ponta-direita Welinton Torrão desempenha bom futebol com a camisa do modesto Athletic-MG, adversário do Brasiliense na Copa do Brasil.

Os times pequenos também estão sendo bons vetores de propulsão para revelações de grandes times do país. A principal delas está mostrando bom desempenho no Campeonato Paulista. Cria do Fluminense, o atacante John Kennedy está se destacando bastante com a camisa da Ferroviária, mesmo em meio à campanha instável do time. Emprestado, o jogador de 20 anos marcou seis vezes e vai ganhando impulso para um possível retorno ao tricolor carioca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE